O campeão nacional de voleibol Benfica e a Fonte do Bastardo iniciam sábado a disputa do título, nos Açores, depois de ambos os emblemas terem já erguido um troféu esta época, confirmou hoje a federação portuguesa da modalidade.

O Benfica, tricampeão nacional em título, já venceu a Taça de Portugal, impondo-se na final à Fonte do Bastardo, por 3-0, procurando agora a ‘dobradinha’, enquanto os açorianos são os detentores da Supertaça, após derrotarem os ‘encarnados’ por 3-1.

A formação benfiquista chega à final com o pleno de vitórias no play-off das meias-finais sobre o Leixões (3-1 em Matosinhos e um duplo 3-0 na Luz), e na qualidade de vencedor da fase regular beneficia da prerrogativa de ter mais um jogo em casa.

Já a Fonte do Bastardo eliminou o Sporting, por 3-1, numa meia-final marcada pela recusa de os ‘leões’ alinharem no terceiro jogo, nos Açores, com a eliminatória empatada a 1-1, alegando uma intoxicação alimentar generalizada no plantel.

A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), para não atrasar o calendário, optou por decidir por uma nova data para a realização do jogo (05 de abril), que a Fonte do Bastardo venceu por 3-2, enquanto se aguardava a decisão do Conselho de Disciplina (CD), que remeteu a decisão do caso para a esfera “da aplicação das leis de jogo”.

“As leis do jogo, visando identificar e regulamentar a prática do jogo, não incorporam regras jurídicas, mas regras técnicas”, refere o acórdão do CD, acrescentando que a infração a estas regras bem como o seu sancionamento são de natureza unicamente administrativa e não disciplinar.

Em causa está a alínea das regras oficiais de voleibol que refere que “se uma equipa se recusa a jogar depois de ter sido convocada para tal, é declarada como ausente e perde o jogo por 0-3 e 0-25 em cada set”.

Na sequência do exposto, e tendo em conta o teor dos relatórios do árbitro e delegado técnico, bem como da decisão do CD, a direção da FPV atribuiu a derrota do Sporting no terceiro jogo, que não interferiu com o resultado do play-off, dado que a Fonte do Bastardo já tinha vencido na véspera por 3-2.

A Fonte Bastardo acabou por sentenciar no sábado o apuramento para a final com novo triunfo, desta vez no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, por 3-1, fechando definitivamente a conturbada meia-final do play-off.

- Programa da final do play-off (horas locais):

1.º jogo (15 abr)

Fonte do Bastardo – Benfica, 17:00.

2.º jogo (22 abr)

Benfica – Fonte do Bastardo, 17:00.

3.º jogo (29 abr)

Benfica – Fonte do Bastardo, 17:00.

Se necessário

4.º jogo (03 mai)

Fonte do Bastardo – Benfica, 19:30.

5.º jogo (06 mai)

Benfica – Fonte do Bastardo, 17:00.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.