A fase final da Liga Mundial de voleibol decorrerá no Rio de Janeiro, no Maracanãzinho, de 14 a 19 de julho, e servirá de teste para os Jogos Olímpicos Rio2016, informou esta sexta-feira a Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Oito anos volvidos após ter recebido a fase final da Liga Mundial, troféu que já conquistou por nove vezes, o Brasil volta a acolher a disputa do título, na mesma arena onde em 2016 irá ter lugar o torneio olímpico da modalidade.

O Brasil já sediou as finais da Liga Mundial, torneio que se disputa desde 1990, em quatro oportunidades: 1993, 1995, 2002 e 2008. Jogando perante o seu público, o único título foi o conquistado pela seleção em São Paulo, em 1993.

A fase final da Liga Mundial será disputada por seis equipas: as quatro melhores do Grupo 1 (Irão, Polônia, Rússia, Estados Unidos, Sérvia, Itália e Austrália), a campeã do Grupo 2 (Argentina, Bulgária, Canadá, Cuba, República Checa, França, Japão, Coreia do Sul, Bélgica, Finlândia, Portugal e Holanda); além do Brasil, que já está garantido na fase final por ser sede.