A seleção Cabo-verdiana de Voleibol, em seniores masculinos, está apurada para os play-off da zona africana para a disputa de um lugar no mundial da modalidade que decorrerá em 2014, na Polónia.

A qualificação automática de Cabo Verde para os play-off de acesso ao Mundial da Polónia/2014 foi comunicada ao presidente da Federação Cabo-verdiana de Voleibol (FCV), António Rodrigues, nesta quarta-feira, 11, pelo presidente da Confederação Africana de Voleibol (CAVB), Amr Elwani.

Em declarações à Inforpress, o presidente da FCV, António Rodrigues, disse que «é motivo de orgulho estar entre as oito melhores seleções de África logo na primeira participação nas eliminatórias para o campeonato do mundo» de voleibol.

«Estamos a apostar num projeto de internacionalização do voleibol cabo-verdiano e este apuramento é fruto da vitória da formação cabo-verdiana na fase sub-zona (Zona 2) em que a formação cabo-verdiana destronou a poderosa seleção do Senegal», lembrou.

«Nós vamos para ver e vencer», assumiu António Rodrigues que, apesar da natural prudência de quem chega pela primeira vez às altas esferas do voleibol africano, acha que «Cabo Verde já não está na ‘idade’ de participar só para ver» pois, no seu entender, «o desporto cabo-verdiano atingiu um patamar onde só deve participar com o objetivo de ganhar».

O play-off de acesso ao Mundial da Polónia/2014 será disputado pelas oito melhores equipas de África, em dois grupos de quatro equipas, e os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se automaticamente e os dois segundos classificados da fase de grupos discutem a terceira vaga africana.