A seleção portuguesa de voleibol vai disputar a segunda ronda europeia de qualificação para o Mundial2018 com a vice-campeã europeia e anfitriã Eslovénia, Bélgica, Geórgia, Letónia e Israel, em maio de 2017, ditou hoje o sorteio realizado no Luxemburgo.

"A nossa ‘poule’ não será nada fácil, pois, apurando-se apenas duas seleções, a tarefa complica-se com a presença da Eslovénia [vice-campeã europeia em 2015] e da Bélgica neste grupo”, considerou o selecionador nacional Hugo Silva.

O sorteio realizado na sede da Confederação Europeia de Voleibol (CEV), no Luxemburgo, colocou Portugal no grupo C, a organizar pela vice-campeã europeia Eslovénia, de 23 a 28 de maio de 2017, juntamente com a Bélgica, Geórgia, Letónia e Israel.

“Com a Letónia, acredito que será uma luta interessante, uma vez que Israel e Geórgia são adversários teoricamente mais acessíveis”, acrescentou ainda Hugo Silva, em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).

A realização de cinco jogos consecutivos é também encarado como um obstáculo que a seleção portuguesa terá que superar uma vez que, ainda de acordo com Hugo Silva, “vai implicar não poder fazer muitas mexidas em função da heterogeneidade”.

“Vamos esperar pelo sorteio dos jogos e ver o que temos de fazer em relação à gestão da equipa e dessa forma podermos até aproveitar o eventual cansaço de um cabeça-de-série e tentarmos surpreender”, acrescentou o selecionador nacional.

Os primeiros classificados de cada grupo qualificam-se diretamente para a fase final, que será organizada em conjunto pela Itália e pela Bulgária e na qual tem também a presença assegurada a seleção da Polónia, atual campeã mundial.

Os segundos classificados dos seis grupos de apuramento da 2.ª Ronda apuram-se para a 3.ª Ronda, que será disputada de 15 a 20 de agosto e qualifica o vencedor para o Mundial2018.

“Uma coisa é certa. Faremos tudo para nos apurarmos”, prometeu o selecionador nacional, acrescentando que a equipa das ‘quinas’ vai aguardar o sorteio dos jogos e definir bem a melhor gestão do grupo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.