A seleção portuguesa de voleibol discute no sábado com a Holanda, em Matosinhos, a presença na final de domingo do grupo 2 da Liga Mundial de 2016, que tem na outra meia-final o Canadá e a Turquia.

Portugal marca presença na ‘final four’ a decorrer no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos na condição de anfitrião, enquanto Canadá, Turquia e Holanda foram, respetivamente, 1.º, 2.º e 3.º classificados do grupo 2 da fase intercontinental.

A seleção portuguesa terminou a fase intercontinental do grupo 2 no 12.º e último lugar com apenas duas vitórias, frente à Coreia do Sul (3-0) e Finlândia (3-2).

O Canadá, que terminou o grupo em primeiro e apenas perdeu o último dos nove jogos disputados, frente à Finlândia, por 3-2, é apontado como o principal favorito à vitória em Matosinhos.

O primeiro obstáculo do Canadá é, no entanto, a seleção da Turquia (2.ª classificada, também com uma derrota, embora com menos três pontos), que é igualmente um forte candidato a marcar presença na final e a erguer o troféu.

O resultado dos jogos realizados por Portugal frente aos seus adversários da ‘final four’ é francamente negativo, já que a seleção orientada pelo brasileiro Francisco Santos perdeu duas vezes com o Canadá (3-1 e 3-0), e uma vez com a Turquia (3-1) e com a Holanda (3-0).

Frente à Holanda, em jogo com início marcado para as 19:00 de sábado, o seu adversário no caminho para a final de domingo, Portugal perdeu na fase intercontinental por 3-0.

As seleções de Portugal e da Holanda têm vários pontos em comum, já que são duas equipas que atravessam uma fase de renovação.

Os holandeses mudaram de treinador – Gido Vermeulen substituiu, no ano passado, Edwin Benne - e os portugueses com o regressado Francisco dos Santos a dar continuidade às injeções de sangue novo que Hugo Silva tinha vindo a processar desde há dois anos.

O jogo entre as seleções do Canadá e da Turquia reúne todos os condimentos e mais alguns para constituir um competitivo espetáculo de voleibol.

Ambas as seleções venceram oito dos nove jogos disputados na fase preliminar, o Canadá com um registo impressionante de 24 pontos e 26-7 em ‘sets’ e a Turquia com 21 pontos e 25-10 em parciais.

Já a preparar os Jogos Olímpicos do Rio2016, a equipa de Glenn Hoag é apontada como favorita, mas o último jogo da 'poule' F2 – derrota, pela diferença mínima, às mãos da Finlândia – mostrou que o Canadá é, provavelmente, a seleção mais forte, mas não é invencível.

A ‘final four’ do grupo 2 da Liga Mundial2016 arranca no sábado com a meia-final entre o Canadá e a Turquia, com início às 16:00, seguida do Portugal-Holanda, pelas 19:00.

No domingo realiza-se o jogo para a atribuição dos terceiro e quarto lugares, pelas 15:00, entre as seleções derrotadas nas meias-finais, e a final, com inicio às 18:00, de consagração do vencedor do grupo 2 da Liga Mundial2016.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.