A seleção portuguesa de voleibol perdeu hoje com a Finlândia, por 3-1, em Helsínquia, e ficou mais longe do apuramento direto para a fase final do Euro2017, embora tenha já assegurado a presença no ‘play-off’.

Portugal não conseguiu repetir o triunfo alcançado na jornada inaugural do primeiro torneio do Grupo B, realizado há uma semana, na Dinamarca, e somou a primeira derrota na qualificação ao perder pelos parciais de 25-22, 23-25, 25-17 e 25-15.

Com uma jornada ainda por disputar, a Finlândia assumiu o comando do agrupamento, que estava entregue a Portugal desde a primeira ronda, e colocou-se em posição favorável para alcançar o apuramento direto para a fase final do Euro2017.

O apuramento encerra no domingo com Portugal a defrontar a Suécia, que até hoje tinha sido a única seleção a roubar pontos à seleção das ‘quinas’, com a derrota por 3-2, e a Finlândia a Dinamarca, que conta por derrotas os cinco jogos realizados.

Só a pouco provável derrota da anfitriã Finlândia frente à Dinamarca e o triunfo de Portugal com a Suécia poderá inverter ainda os dois primeiros lugares da tabela classificativa.

Caso permaneça a atual classificação, a Finlândia qualifica-se diretamente para o Euro2017 e Portugal vai disputar um ‘play-off’, a duas mãos, com o segundo classificado do Grupo E, cabendo-lhe como adversário a Holanda ou a Turquia.

Portugal equilibrou o jogo nos dois primeiros parciais, em que discutiu o triunfo ponto a ponto com a Finlândia, mas com o decorrer do jogo quebrou nas ações de serviço, bloco e receção.

Depois de terem repartido a vitória nos dois primeiros ‘sets’, com 25-22 para a Finlândia no primeiro e 25-23 para Portugal no segundo, os dois restantes foram dominados por completo pela seleção anfitriã.

Alexandre Ferreira, com 27 pontos, foi o principal pontuador do encontro, que fez deslocar ao Icehall de Helsínquia 4.328 espetadores. No jogo anterior, a Suécia venceu na ‘negra’ a Dinamarca por 3-2, pelos parciais de 29-31, 25-19, 25-20, 18-25 e 15-12.

Estão já apuradas para o Euro2017 as seleções da Polónia, país organizador da fase final, e da França, da Eslovénia, da Itália, da Bulgária, da Rússia e da Sérvia (os seis melhores classificados do Euro2015).