Portugal, através das duplas de voleibol de praia João Pedrosa/Hugo Campos e Gonçalo Sousa/Tomás Sousa, garantiu hoje a presença na fase final da Taça das Nações, que apura para Paris2024, após vencer o Grupo D, na Turquia.

A fase final da Taça das Nações decorre de 13 a 16 de junho em Jurmala, na Letónia, e garante ao país vencedor uma quota para o torneio de voleibol de praia dos Jogos Olímpicos.

A primeira dupla a entrar em campo na final do Grupo D da fase preliminar da Taça das Nações foi a dos irmãos Gonçalo e Tomás Sousa, que venceram por 2-1 os polacos Maciej Rudol e Filip Lejawa, com os parciais de 21-19, 20-22 e 22-20.

A seguir, João Pedrosa e Hugo Campos mantiveram o nível e triunfaram no decisivo jogo também na ‘negra’, por 2-1, frente à experiente dupla polaca formada por Piotr Kantor e Jakub Zdybek, com os parciais de 16-21, 21-11 e 15-13.

O saldo da seleção portuguesa na prova foi de três vitórias em três dias, frente à anfitriã Turquia, Eslovénia e Polónia, que permitiu dar um passo importantíssimo na perseguição do objetivo de marcar presença em Paris2024.

A Taça das Nações tem um formato de competição peculiar, em que cada país é representado por duas duplas e as eliminatórias são disputadas à melhor de três. O desempate é feito num parcial de 15 pontos ('golden set').