A seleção portuguesa de sub-19 de voleibol perdeu hoje com a Itália, por 3-1, e ficou afastada das meias-finais do Torneio WEVZA (Associação de Voleibol da Zona Ocidental da Europa), a decorrer em Viana do Castelo.

A Itália, uma das candidatas ao triunfo na prova, venceu pelos parciais de 25-17, 25-23, 16-25 e 25-22, e segue na liderança isolada do Grupo 2 e já com o apuramento garantido para as meias-finais.

Portugal voltou a ter bastante apoio do seu público e embora com armas desiguais – a diferença de altura das duas seleções é o ponto mais evidente – procurou bater-se utilizando com eficácia as suas armas, como o serviço e a defesa baixa.

Tal como na vitória por 3-0 com os neerlandeses, os italianos nunca levantaram o pé do acelerador, sobretudo nas combinações de ataque, mostrando que a agressividade, no bom sentido, faz parte do ADN desta equipa.

Depois de ter perdido o primeiro ‘set’ por 25-17, a seleção lusa deu boa réplica no segundo, que liderou até aos 22-19 e em que uma decisão do árbitro transformou o 23-19 em 22-20, que ditaria a recuperação da Itália, que venceu por 25-23.

No terceiro ‘set’, os portugueses continuaram a pontuar sem respeito pelo poderio físico do adversário e voltaram a liderar o marcador (14-11 e 17-14), que lhe permitiu fechar aos 25-16, com um serviço direto, reduzindo a diferença no jogo para 2-1.

No quarto e último parcial, Portugal voltou a marcar a cadência do marcador (6-4 e 12-9), mas a Itália igualou aos 14 pontos, repondo o equilíbrio, situação que durou até aos 25-22, favorável aos italianos, que fecharam o jogo com 3-1.

Portugal defronta na segunda-feira os Países Baixos, seleção que ainda aspira a marcar presença nas meias-finais, enquanto que a Itália irá medir forças com a Bélgica, também ainda na corrida pela fase seguinte.

O Grupo A é liderado pela Alemanha, com quatro pontos, seleção que já está apurada para as meias-finais, seguida pela França, com dois, e pela Espanha, ainda sem qualquer pontos, mas estas duas últimas equipas defrontam-se na segunda-feira.