Portugal venceu, esta quarta-feira, a Geórgia, por 3-0, no último jogo do grupo D de apuramento para o Campeonato Europeu de voleibol de 2019, já com a qualificação assegurada.
Na derradeira partida, e diante de uma seleção que teve comportamentos completamente distintos nos dois primeiros ‘sets’ em comparação com o terceiro, a equipa portuguesa mostrou estar afinada, sobretudo no ataque, protagonizando remates fortes e decididos, mas chegou a tremer no arranque de jogo.
Com a qualificação portuguesa no ‘bolso’ e a Geórgia sem hipótese de se apurar, o jogo serviu para cumprir calendário, pelo que Portugal apresentou-se sem Manuel Almeida no banco, já que o selecionador principal está a acompanhar a equipa de sub-15 num torneio em França.
No primeiro ‘set’ a Geórgia chegou a assustar ao acabar o primeiro tempo técnico com uma vantagem de dois pontos (8-6), mas no segundo Portugal já tinha recuperado e vencia também por dois (16-14). O parcial acabaria por terminar com uma vantagem mais dilatada e confortável para as portuguesas: 25-19.
Já o segundo ‘set’ acabou com um momento de grande finalização de Eduarda Duarte, aos 25-23, depois de Portugal ter desperdiçado uma vantagem de sete pontos (20-13), permitindo na parte final algum atrevimento das georgianas, que assustaram com de três pontos seguidos entre os 24-21 e os 24-23.
No terceiro e último ‘set’, Portugal esteve sempre muito destacado, aproveitando a total desorganização da Geórgia que parecia perdida em campo, como demonstrou logo o 8-1 do primeiro tempo técnico.
Para os 13 pontos de diferença finais (25-12) muito contribuiu o foco de Bárbara Gomes, que foi aliás a melhor marcadora lusa com 12 pontos, e o bloco coeso da seleção portuguesa.
A fase final do Europeu vai contar com 24 países e decorre em 2019 na Turquia, Polónia, Hungria e Eslováquia.
Jogo realizado no Pavilhão Multiúsos de Gondomar.
Portugal - Geórgia, 3-0.
Parciais: 25-19 (23 minutos), 25-23 (23) e 25-12 (20).
Equipas:
- Portugal: Eduarda Duarte, Carla Sousa, Vanessa Rodrigues, Marta Hurst, Aline Rodrigues e Barbara Gomes. Jogaram ainda: Joana Resende (libero), Ana Couto, Maria Maio, Amanda Cavalcanti, Beatriz Basto e Ana Vale.
Selecionador: Rui Moreira.
- Geórgia: Ana Tevdoradze, Mariam Gaprindashvili, Laura Simoniia, Ann Kalandadze, Gvantsa Markarashvili, Tinatin Tchautchidze. Jogaram ainda: Nino Koraevi (libero) e Miriam Beriashvili.
Selecionador: Paata Ulumbelashvili.
Árbitros: António Correa Benitez (Espanha) e Iris Stojcic-Fogel (Israel).
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.
Comentários