Um tribunal finlandês confirmou hoje a prisão preventiva de seis jogadores da seleção cubana de voleibol, detidos preventivamente no fim de semana por suspeita da prática de crimes sexuais no país.

Rolando Cepeda Abreu (27 anos), Dariel Albo Miranda (24), Abrahan Alfonso Gavilan (21), Ricardo Calvo Manzano (19), Luis Sosa Sierra (21) e Osmany Uriarte Mestre (21) ouviram hoje a sentença num tribunal da província finaldesa de Pirkanmaa e deverão falhar os Jogos Olímpicos do Rio, de 05 a 21 de agosto.

O tribunal, que ouviu a vítima à porta fechada – uma mulher, maior – e os suspeitos decretou a prisão preventiva e os investigadores têm agora até 26 de agosto para remeter as conclusões do inquérito ao procurador com vista a um eventual procedimento criminal.

No sábado, três jogadores da seleção cubana foram detidos por alegadamente terem violado uma mulher na sexta-feira, no hotel onde está instalada a comitiva cubana, em Tampere, a cerca de 180 quilómetros de Helsínquia.

Durante a manhã de domingo foi detido um quarto elemento da seleção, levando a que Cuba apresentasse apenas oito jogadores frente a Portugal, no terceiro e último jogo da ‘poule’ I2 da fase intercontinental da Liga Mundial.

Ainda no domingo, já depois da vitória cubana frente à seleção lusa, a polícia finlandesa deteve, no centro de desportos de Tampere, outros quatro jogadores por alegadamente terem participado na violação dessa mesma mulher, sendo posteriormente libertados dois.

Segundo a lei finlandesa, um juiz dispõe de 72 horas após as detenções para decidir a eventual aplicação de medidas de coação aos suspeitos.

A polícia finlandesa não divulgou até ao momento nenhuma informação sobre os factos.

A Federação cubana de voleibol prometeu em comunicado tomar “medidas” relativamente aos jogadores “que venham a ser condenados por comportamentos contrários à ética e aos bons princípios”.

A Federação Internacional de voleibol manifestou-se, por seu turno, “muito preocupada” face às alegações visando os jogadores cubanos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.