Técnico, de 35 anos, começou por ser adjunto no Leixões em 2017/18, mas não demorou muito a tornar-se no treinador principal, mantendo-se no comando das matosinhenses durante quatro temporadas.
Guilherme e Filipe perderam com os dinamarqueses Jonathan Krogh e Hjalmer Madsen, 24.º, por 2-0 (21-19 e 21-19), o mesmo resultado com o qual cederam ante os israelitas Kevin Cuzmiciov e River Day, oitavos favoritos, por 21-18 e 21-14.
Portugal venceu por 25-18, 25-15 e 25-20 e selou a passagem à próxima fase após duas vitórias por 3-0, ante dinamarqueses e a Arménia, e uma derrota com a França, líder e também apurada, pela margem mínima (3-2).
A dupla campeã portuguesa permitiu aos chilenos liderarem o encontro por 27-25, mas conseguiu operar a reviravolta, com dois parciais favoráveis (22-20 e 15-11).
A seleção lusa defronta a Dinamarca pelas 12h00 de Lisboa, no domingo, e em caso de vitória assegurará que é segundo na ‘poule’, pelo que o selecionador, Hugo Silva, se mostrou contente por continuar a depender apenas de si.
Pelo emblema de Lisboa, conquistou já quatro títulos nacionais, três Taças de Portugal e quatro Supertaças, procurando voltar a vencer nessa frente e melhorar no capítulo internacional.
No sábado, o par Pedrosa/Campos volta a competir, desta vez para enfrentar a dupla Arran Chambers/Liam Kopp, do Canadá. Taylor Crabb/Taylor Sander, dos Estados Unidos, são o outro par da 'poule'.
Na Taça Challenge masculina, o Sporting ficou isento dos 32 avos de final, enquanto que a equipa feminina dos leões vai defrontar o Holte IF, da Dinamarca.
A contratação de Pearson Eshenko surge alguns dias após a renovação do oposto e capitão Hugo Gaspar, de 40 anos, e do zona 4 brasileiro Rapha, de 39, dois dos artífices do tetracampeonato.
Portugal jogou terça-feira frente à Espanha em partida referente à luta pelo quinto lugar, que envolve também a Bélgica, e acabou por ser derrotado por 3-2 (18-25, 31-29, 21-25, 30-28 e 15-13), num encontro que se prolongou ao longo de mais de duas horas.
Portugal voltou a ter bastante apoio do seu público e embora com armas desiguais – a diferença de altura das duas seleções é o ponto mais evidente – procurou bater-se utilizando com eficácia as suas armas, como o serviço e a defesa baixa.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.