Ivan Domingues, piloto português de 18 anos, assinou contrato com a equipa dos Países Baixos, Van Amersfoort Racing (VAR), para cumprir na íntegra a temporada 2025 do Campeonato FIA de Fórmula 3. O jovem natural de Leiria começa a temporada oficial no Grande Prémio da Austrália (14 a 16 de março) e será o primeiro português a cumprir na íntegra o Mundial de Fórmula 3, 12 anos depois de António Félix da Costa ter realizado a sua derradeira temporada, naquela que é uma das principais etapas de acesso à Fórmula 1.

"Quero agradecer à VAR e a toda a estrutura pela confiança e apoio. Darei o meu melhor para corresponder às expetativas da equipa, procurando ao mesmo tempo ser mais um embaixador do nosso País e, sobretudo, honrar o talento nacional que sempre lutou muito para realizar-se ao mais alto nível no automobilismo. Acredito verdadeiramente que também aí podemos, e merecemos, estar entre os melhores", disse o jovem piltoo Ivan Domingues à sua assessoria de imprensa

"O meu objetivo é correr com a bandeira de Portugal no Mundial de Fórmula 1. Sei que tenho um grande desafio pela frente, mas estou também perante uma grande oportunidade, que vamos procurar agarrar com toda a força e profissionalismo, para dar mais um passo seguro, rumo à Fórmula 2 e depois à Fórmula 1", finalizou.

Brad Joyce, chefe da equipa VAR, explicou a aposta no jovem leiriense no projeto F3.

"Estamos absolutamente empolgados por receber o Ivan na nossa equipa de F3 para a próxima época. O Ivan já faz parte da nossa família, desde a participação na F4 e na Fórmula Regional Europeia. Demonstrou grandes resultados e determinação, e estamos confiantes de que será uma adição fantástica à nossa equipa. Estamos muito entusiasmados por trabalhar em conjunto, para continuar a alcançar bons resultados em pista e fazer parte do seu desenvolvimento", comentou o dirigente.

Ivan Domingues, piloto português
Ivan Domingues, piloto português Ivan Domingues, piloto português

Brad Joyce já tinha acolhido, na época passada, o jovem piloto português na Fórmula Regional Europeia by Alpine. Ivan Domingues foi o melhor rookie em três corridas, ao alcançar dois pódios.

A apresentação oficial da equipa VAR decorrerá na próxima semana. Posteriormente, Ivan Domingues estreará o novo monolugar em sessão de testes oficial agendada para Barcelona, de 19 a 21 de fevereiro.

O jovem piloto de 18 anos detalhou os próximos passos.

"Será o primeiro contacto com um carro novo, que segundo as novas especificações recebe alterações sobretudo nos pneus e no pack aerodinâmico, no sentido de potenciar mais proximidade e oportunidades de ultrapassagem, um pouco à imagem do que se pretende para a Fórmula 1. Até lá, continuarei 100% focado na minha preparação, que implica sessões físicas e de simulador bi-diárias. Todo o planeamento para a nova temporada foi feito no sentido de criar uma estrutura de apoio e uma rotina profissional que permita apresentar-me da melhor forma assim que tenha oportunidade de começar a testar", termina Ivan Domingues.

O Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 3 arranca em março, no Grande Prémio da Austrália (Melbourne, 14 a 16 de março) e acompanha o 'circo' da Fórmula 1 num total de dez Grandes Prémios (Bahrain – Sakhir; Itália – Ímola; Mónaco – Monte Carlo, Espanha – Barcelona; Áustria – Splielberg; Grã-Bretanha – Silverstone; Bélgica – Spa Francorchamps; Hungria – Budapeste; e Itália – Monza). Cada fim-de-semana oferece duas corridas, com a particularidade de a segunda arrancar com os 12 primeiros classificados da grelha de partida em posições invertidas.

Nascido a 05 de maio de 2006, Ivan Domingues começou no karting, quando tinha apenas 8 anos de idade. Aos 9 anos participou no primeiro campeonato de Portugal. Conquistou a Taça de Portugal de Karting e foi vice-campeão nacional em 2017, 2018 e 2019. Aos 14 anos mudou-se para Itália, para profissionalizar a sua formação e dar o salto para a Fórmula 4.

Na época passada, em 2024, já na FRECA (Fórmula Regional Europeia by Alpine), destacou-se como um dos melhores estreantes (dois pódios e melhor rookie em 3 corridas). Em 2025 deu o salto para o Campeonato FIA de Fórmula 3, uma das principais antecâmeras da Fórmula 1, cumprindo a época completa ao serviço da prestigiada Van Amersfoort Racing (VAR). Tem como referências Ayrton Senna e Max Verstappen. Além dos automóveis, é um apaixonado por desporto e animais.