Foi uma corrida sprint cheia de emoção aquela que se viveu em Barcelona e que acabou com a vitória de Aleix Espargaró, na semana em que anunciou a sua retirada das pistas no final da época. O arranque falcão de Miguel Oliveira permitiu o piloto português da Trackhouse Racing acabou por cair quase no final da corrida de sprint.

Miguel Oliveira conseguiu um bom arranque ao subir seis posições logo nas primeiras curvas, à semelhança de Marc Márquez, ficando o português em nono e o espanhol em oitavo. Quem também aproveitou para subir para a liderança foi Pecco Bagnaia, que esteve sempre pressionado pelo 'rookie' Pedro Acosta.

Foi uma luta praticamente a quatro pela liderança da corrida sprint em Barcelona. Pecco Bagnaia, Pedro Acosta, Brad Binder e Raul Fernandez criaram entre si uma grande disputa não só pela primeira posição, como também pelos restantes lugares do pódio.

O piloto espanhol da Trackhouse assumiu a liderança e foi começando a criar uma vantagem de oito décimas para Pedro Acosta na quarta volta da corrida sprint. Mas, o colega de equipa de Miguel Oliveira acabou por travar demasiado tarde e sair de pista entre o terceiro e o quarto setor.

A queda de Fernández acabou ainda por ser aproveitada por Brad Binder que passou Acosta para se colocar na liderança da corrida a sete voltas do final. Mas, novo piloto na liderança, nova queda. O corredor da KTM acabou por perder o controlo da moto e cair entre o segundo e o terceiro setor.

A três voltas do final, continuou o pesadelo da Trackhouse Racing. Miguel Oliveira que rodava no sétimo lugar acabou por cair.

Quem ia passando pelos pingos da chuva, mas não sem mostrar mais uma 'masterclass' em Barcelona era Marc Márquez. Depois de ter partido do décimo quarto lugar e ter perdido uma das asas dianteiras no arranque, devido a um toque com Jack Miller, o espanhol entrou na luta pelo pódio e acabou a corrida em segundo lugar, depois de ter ganho doze posições em... doze voltas.

Terceiro líder, terceira queda na última volta da corrida. Pecco Bagnaia caiu e deu a liderança a Aleix Espargaró que continua a ter uma semana de sonho. Depois de anunciar em casa que se vai retirar das pistas no final da temporada, o piloto da Aprilia depois de ter conquistado a pole, venceu a corrida de sprint após um arranque menos positivo.

Pedro Acosta ocupou o terceiro lugar do pódio, à frente do líder do campeonato, Jorge Martin.