O piloto britânico Luke Browning, 21 anos, da Hitch Pulse-Eight, conquistou hoje a Taça do Mundo de Fórmula 3 da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), na 70.ª edição do Grande Prémio (GP) de Macau.

O segundo lugar foi para o norueguês Dennis Hauger, 20 anos, da MP Motorsport, e o terceiro para o italiano Gabriele Mini, 18 anos, da SJM Theodore Prema Racing.

Na Taça do Mundo de GT da FIA, a vitória coube ao piloto suíço Raffaele Marciello, 28 anos, da Mercedes AMG-Team, seguido por Edoardo Mortara, 36, da Audi Sport Asia Team, pertencendo o terceiro lugar ao brasileiro Augusto Farfus, 40, da Rowe Racing.

Além das Taças do Mundo da FIA, o GP de Macau inclui, entre quinta-feira e hoje, a Corrida da Guia Macau – TCR World Tour Final, a 55.ª edição do GP de Motos de Macau, Taça de Carros de Turismo de Macau e Desafio do 70.º Aniversário de Macau.

Em junho, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que as taças do mundo FIA GT e Fórmula 3 regressavam ao território, pela primeira vez desde 2019.

Entre 2020 e 2022, as competições da FIA não integraram o calendário do GP de Macau devido à pandemia de covid-19, que levou as autoridades da região administrativa especial chinesa a fecharem as fronteiras a estrangeiros.

A organização tinha indicado que esta edição do GP de Macau ia custar 260 milhões de patacas (30,5 milhões de euros), contando, mais uma vez, com o patrocínio das seis operadoras de jogo no território: Sociedade de Jogos de Macau, Galaxy, Wynn, MGM, Sands China e Melco.

Disputado no icónico traçado citadino de 6,2 quilómetros, o Grande Prémio é o maior evento desportivo de Macau, sendo considerada uma das provas automobilísticas mais difíceis do mundo, uma vez que, em alguns pontos, o circuito não vai além dos sete metros de largura.