A Federação Internacional do Automóvel (FIA) apresentou a proposta para os regulamentos a entrar em vigor em 2026 na Fórmula 1, sendo um dos principais destaques uma ligeira redução da dimensão dos monolugares.

O ano de 2026 marcará também, já se sabe, a entrada da Audi, que renderá a Sauber, e os regressos dos motores Ford (fornecerá a Red Bull) e Honda (fornecerá a Aston Martin).

O monolugar apresentado pela FIA tem menos 10 centímetros de largura e menos 20 na distância entre eixos, baixando o seu peso total também ligeiramente (cerca de 30 Kg, para 768 Kg). As jantes irão manter as mesmas dimensões, mas a largura dos reduz-se em 25 milímetros nos dianteiros e 30 nos traseiros.

Novidade será também o facto de os carros passarem a ter asas móveis, dianteiras e traseiras, mas as maiores alterações serão nos motores, com combustíveis sustentáveis e maior potência nas baterias, que passam de 120 para 350 kW, que permitirá aos pilotos terem mais energia quando estão a um segundo do carro da frente. E é aqui que surge outra das grandes novidades: o DRS vai desaparecer a partir da temporada 2026, com a FIA a introduzir um novo sistema de ultrapassagens, apelidadado de Manual Override Mode [em português, Modo de Ultrapassagem Manual].