Da posição quatro na grelha de partida para o primeiro lugar, Charles Leclerc (Ferrari) venceu, este domingo, pela segunda vez em Monza, depois do triunfo em 2019. O antigo craque do futebol Del Piero deu a bandeirada final.

Leclerc bateu o australiano Oscar Piastri (McLaren) por 2,664 segundos, com o britânico Lando Norris (McLaren) a terminar em terceiro, a 6,153, ele que somou o ponto extra da volta mais rápida da corrida.

Trata-se também da 20.ª vitória da Ferrai em Monza. A jogar em casa, a scuderia italiana vence a terceira prova neste Mundial, depois dos triunfos de Sainz na Austrália e Leclerc no Mónaco.

O conjunto do 'cavalinho rampante' venceu assim a McLaren que tinha colocado os dois bólides nos dois primeiros lugares da linha de partida.

Filme da corrida

Logo no arranque Lando Norris perdeu duas posições, deixando-se ultrapassar pelo colega Oscar Piastri e pelo rival da Ferrari Leclerc.

A 20 voltas do final, a McLaren optou por pneus duros o que não facilitou a vida a Lando Norris, o que fez com que perdesse posições e acabasse atrás de Verstappen, no 6.º lugar.

Foi numa paragem de Piastri, que Leclerc agarrou a liderança e não mais a largou. O monegasco conseguiu gerir os pneumáticos, e cruzou a linha de leta em primeiro lugar.

Piastri foi segundo, seguido por Norris, Sainz, Hamilton, Verstappen, Pérez, Magnussen e Albon. Apenas uma desistência, por Tsunoda, que colidiu com Hülkenberg.

Coube a Norris a volta mais rápida, o que lhe permite aproximar-se de Verstappen. O neerlandês conta com 304 pontos, segue-se Norris com 242 e Leclerc, com 217. No Mundial de Construtores, a Red Bull liderada, com 447 pontos, segue-se a McLaren (437) e Ferrari (407).

O próximo GP tem lugar no Azerbaijão, em Baku, entre os dias 13 e 15 de setembro.