O piloto português João Ferreira (Mini) utiliza em competição no Dakar um combustível 100% renovável sem perder desempenho desportivo, mas que ainda aguarda luz verde para estar disponível em Portugal.

Em declarações à agência Lusa durante o dia de descanso da 47.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, que hoje se cumpre na Arábia Saudita, João Ferreira sublinha que este diesel “não modifica em nada o carro”, sendo o único piloto em prova na Arábia Saudita a usar este tipo de combustível.

“O carro foi pensado para combustíveis mais limpos. Corro com combustível 100% renovável, que não polui e conseguimos extrair toda a performance do carro exatamente da mesma maneira do que com o tradicional diesel. Não modifica em nada o carro”, garante o piloto leiriense, de 25 anos.

A parceria com a petrolífera espanhola Repsol arrancou em abril e culminou com a conquista de três títulos, campeonato nacional e europeu de todo-o-terreno e Taça do Mundo FIA de Bajas, traduzindo o compromisso com a sustentabilidade ambiental, mesmo em competição.

“[Este combustível] é produzido através de resíduos, vegetais ou biomassa ou de óleos usados. É extraída a mesma molécula dos combustíveis fósseis tradicionais. Só não leva o mesmo tempo nem prejudica tanto o ambiente”, explica Rita Franco, responsável pelas relações públicas da empresa.

 Em países como Espanha, França ou Itália o consumo “é legal”.

“Este combustível já vem sendo desenvolvido há uma década. Agora está disponível em 50 estações de serviço de Portugal. Não ao público por questões legais, mas para frotas”, frisou.