Max Verstappen poderá não conseguir ser campeão este fim de semana, devido a um erro da Red Bull. Para vencer mais um título mundial, o neerlandês só precisava de não perder mais do que três pontos para o seu rival direto, Lando Norris, mas a equipa decidiu que não faria sentido levar uma asa traseira mais adequada para a prova em Las Vegas.

No fundo, a equipa de planeamento da temporada não preparou uma asa traseira de baixa carga aerodinâmica, que iria beneficiar o desempenho do monolugar no traçado do Grande Prémio deste fim de semana. Os especialistas garantem que a configuração inadequada da asa pode custar 7 km/h de velocidade de ponta para a McLaren e mais de meio segundo numa volta completa à pista.

O erro da construtora austríaca já se fez sentir na segunda sessão de treinos livres, já que Verstappen e Pérez terminaram no 17.º e 19.º lugar, respetivamente. O mais preocupante para os pilotos e a equipa é que não existe outra asa para substituição, uma vez que não foi desenvolvida uma configuração especial devido a controlo de custos.

"Não temos outra asa traseira, a mais pequena, como os nossos rivais. Seria mais útil aqui, claramente", confessou o consultor da construtora, Helmut Marko.

Para além de poder custar o adiamento do título, este erro pode significar uma recuperação importante de Lando Norris relativamente ao número de pontos no campeonato, caso Verstappen não consiga atingir uma boa posição na corrida de domingo.

Recorde-se que Max Verstappen tem uma vantagem de 62 pontos sobre Lando Norris e só precisa de manter uma margem de 60 pontos para ser tetracampeão, em Las Vegas.