O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) terminou o segundo de três dias de testes da pré-temporada de Fórmula 1, em Barcelona (Espanha), no topo da tabela de tempos, batendo o McLaren do australiano Daniel Ricciardo ao ‘cair do pano’.
Leclerc fez a sua melhor volta em 1.19,689 minutos, com pneus médios, deixando o francês Pierre Gasly (Alpha Tauri) na segunda posição, a 0,229 segundos, com pneus mais macios.
O francês foi o piloto que mais voltas efetuou hoje ao traçado catalão (147), contra as 78 de Leclerc que, ainda assim, não bateu o tempo de 1.19,568 conseguido pelo britânico Lando Norris (McLaren) na véspera.
Daniel Ricciardo foi hoje o terceiro, a 0,599 segundos, depois de ter terminado a sessão da manhã como o mais rápido.
O piloto da McLaren efetuou 126 voltas.
O russo Nikita Mazepin (Haas) teve um problema com a bomba de combustível, enquanto o mexicano Sérgio Perez (Red Bull) sofreu um problema na caixa de velocidades, que provocou a primeira interrupção da sessão, ainda antes da pausa de almoço.
O britânico George Russell (Mercedes) foi o quarto mais rápido, a 0,848 segundos e na frente do espanhol Carlos Sainz (Ferrari), que foi quinto, a 0,857 segundos.
O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) terminou na cauda do pelotão, a 2,873 segundos, com 40 voltas realizadas.
Tanto a Mercedes como a Red Bull, que hoje não teve o holandês Max Verstappen em pista, optaram por aprimorar a fiabilidade em vez de apostarem em voltas rápidas.
Mas, após dois dias de testes, já deu para ver a Ferrari a um bom nível, tal como a McLaren.
No entanto, os novos regulamentos, que retiram importância à aerodinâmica numa tentativa de possibilitar aos monolugares rodarem mais juntos e, com isso, estimular as ultrapassagens, estão a criar uma dificuldade adicional às equipas.
O efeito solo dos carros tem levado a uma maior instabilidade da traseira a velocidades mais elevadas, num fenómeno conhecido como ‘purpoising’, que faz os carros ondular para cima e para baixo.
Um efeito que as equipas não conseguiram replicar nos simuladores antes de ir com os carros para a pista, pelo que foram apanhadas de surpresa pelos níveis de ‘purpoising’ provocados pelo asfalto.
Um fenómeno que já não se via desde os anos de 1980, numa altura em que o efeito solo, que ‘agarra’ o carro ao asfalto, permitia aos monolugares rodarem mais juntos.
A primeira bateria de testes termina esta sexta-feira em Barcelona.
Os pilotos regressam à ação nos dias 10 a 12 de março, no Circuito de Sakhir, no Bahrain.
O campeonato começa a 20 de março, precisamente no circuito do Bahrain.
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