A 9.ª etapa do Dakar 2024 ficou marcada pela vitória do piloto brasileiro Cristiano Batista (Can Am) na categoria dos SSV, ele que tem como navegador o português Fausto Mota.

Nas motas, Rui Gonçalves (Sherco) foi o melhor português, ao terminar o dia na 11.ª posição, a 13.09 minutos do vencedor, o francês Adrien van Beveren, da equipa Honda gerida pelo português Ruben Faria. Na geral, Brabec lidera com 07.09 minutos de avanço para Ross Branch (Hero), do Botswana, com Adrien van Beveren em terceiro, a 11.26.

FOTOS: As melhores imagens da nona etapa do Dakar2024

Nos automóveis, a vitória coube ao francês Sébastien Loeb (BRX), a 27.ª da carreira, quarta da competição deste ano. Em 88 especiais já disputadas nas oito participações que já leva, significa uma taxa de sucesso de 30,6 por cento, a mais alta de entre todos os participantes. Na geral, Sainz tem, agora, 20.33 minutos de vantagem sobre Loeb, com o brasileiro Lucas Moraes (Toyota) em terceiro, mas já a 01:12.02 horas.

Nos Challenger, a categoria de veículos ligeiros protótipos, venceu o argentino Nicolas Cavigliasso (Taurus), com Ricardo Porém (MMP) na nona posição, a 21.16 minutos. João Monteiro (Can Am) foi 16.º. Na geral, o norte-americano Michael Guthrie (Taurus) lidera confortavelmente, enquanto Ricardo Porém é sétimo e João Monteiro 13.º.