O piloto português Guilherme Oliveira (Ligier) venceu hoje a categoria LMP3 nas 4 Horas de Barcelona, prova pontuável para a European Le Mans Series (ELMS).

O jovem de 17 anos, natural de Vila Nova de Gaia, faz equipa com o norte-americano Charles Crews e com o britânico Nicolas Pino no Ligier da Inter Europol Competition.

Na prova deste domingo, a quarta de seis deste campeonato que termina em Portimão, Guilherme Oliveira deixou o segundo classificado na categoria LMP3, o Duqueine M30 da DKR Engeneering, a 5,205 segundos. O Ligier da Cool Racing foi o terceiro classificado, a uma volta da equipa do piloto português.

Esta foi a segunda vitória de Guilherme Oliveira, que já tinha vencido a prova anterior, em Monza, em Itália.

O piloto gaiense é segundo classificado no campeonato, com 54 pontos, a cinco dos líderes, o dinamarquês Malthe Jakobsen, o norte-americano Maurice Smith e o britânico Michael Benham, da Cool Racing, que hoje foram terceiros classificados.

Já na categoria dedicada aos GTs, a GTE, Henrique Chaves (Aston Martin) não foi além do sétimo lugar.

O piloto luso, que faz equipa com John Hartshorne e Jonny Adam, partiu do 11.º lugar devido a um ‘balance of performance’ (BoP, peso extra) prejudicial à equipa.

“Foi uma corrida difícil! Tentámos tudo estrategicamente, tivemos paragens nas boxes muito boas, e nós, os pilotos, andámos muito depressa. Mas o BoP não nos foi favorável num circuito que já não é muito bom para o Aston Martin. No final, o sétimo lugar acaba por ser um bom resultado e o máximo que nos era possível dadas as circunstâncias”, sublinhou o jovem de Torres Vedras, sexto do campeonato.

A próxima prova será em Spa-Francorchamps, na Bélgica, a 24 de setembro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.