O piloto português João Ferreira (Mini), navegado por Filipe Palmeiro, venceu hoje a Taça do Mundo de todo-o-terreno em automóveis, 21 anos depois de Carlos Sousa ter conquistado o troféu.
João Ferreira terminou a Baja do Dubai, última prova do campeonato, na segunda posição, a 3.14,2 minutos do vencedor, o qatari Nasser Al-Attiyah (Taurus). Denis Krotov (Taurus) foi o terceiro, a 7.37,5 minutos.
“Vencemos as três competições que nos propusemos conquistar no início do ano, o Campeonato de Portugal, a Taça da Europa e a Taça do Mundo. Estou extremamente feliz pelo desempenho que tivemos”, começou por dizer João Ferreira.
O piloto luso já se tinha sagrado campeão nacional e europeu de Bajas esta temporada.
“Houve alturas em que não foi fácil, mas terminámos com um pódio (segundo lugar à geral), vencemos a nossa categoria. É mais uma vitória para Portugal. A Taça do Mundo já não era conquistada desde o Carlos Sousa”, sublinhou o piloto leiriense, que, “a partir de amanhã”, começa “a pensar no Dakar”.
O outro português em prova, João Dias (Can-Am), teve problemas e terminou em 31.º, a 4:35.37,3 horas do vencedor.
Nas duas rodas, o portuense Pedro Bianchi Prata (Honda) sagrou-se campeão mundial de veteranos.
O piloto luso terminou no 11.º posto da geral.
“Estou muito contente por ser campeão mundial da minha categoria mais um ano e por ter conseguido ficar em terceiro da geral e fazer frente a tantos pilotos mais novos”, frisou Bianchi Prata.
Comentários