Kris Meeke é o primeiro líder do Rali Vinho da Madeira, prova a contar para o FIA European Rally Trophy, campeonatos nacional e regional da modalidade que está na estrada até ao próximo sábado, 5 de agosto. O piloto do Hyundai i20N Rally2 cumpriu os 2,18 km de Cidade do Funchal, única classificativa do primeiro dia de competição realizada na baixa da cidade anfitriã e emoldurada, como vem sendo hábito, por muitas dezenas de milhar de espetadores, em 1:34,8.

O seu registo foi melhor em 0,2 segundos em relação ao do segundo mais rápido, Simone Campedelli, com um Skoda Fabia Rally2 Evo. Armindo Araújo, que foi o terceiro mais veloz, demorou, com o seu Skoda Fabia RS Rally2, mais 0,7 segundos que o líder. Nas contas relevantes para o campeonato regional da modalidade, o comando pertence a Miguel Nunes, quarto absoluto com menos 0,1 segundos que Alexandre Camacho.

Os melhores entre os utilizadores de viaturas de duas rodas motrizes são também os primeiros na Peugeot Rally Cup Ibérica, troféu em que a dianteira pertence a João Silva, com uma vantagem de 1,6 e 3,3 segundos para Pedro Antunes e Hugo Lopes, respetivamente. Gil Freitas, na sua estreia com o Alpine A110, foi o mais rápido entre os concorrentes com RGT.

O Rali Vinho da Madeira prossegue amanhã, 4 de agosto, com a disputa das 2ª e 3ª secções, que preveem dupla passagem por Campo de Golfe, Palheiro Ferreiro, a maior do evento, com 19,05 km, e ainda Cidade Santana, no norte da ilha. O programa prevê a partida para as 08h50 e término do dia às 20h01, depois também de 3 passagens pelo parque de assistência em espaço nobre como a Av. Sá Carneiro e cais norte do Porto do Funchal.

Longe das ilhas? O Rali Vinho da Madeira passa também em direto no SAPO Desporto!