Max Verstappen conquista a pole position para a corrida sprint do Grande Prémio da Áustria. O piloto da Red Bull superiorizou-se a Lando Norris por 93 milésimas de segundo, com uma volta em 1:04:686s. Os dois McLaren acabaram por fechar o pódio para a corrida de sábado.

Ao lado de Oscar Piastri, na segunda grelha de partida, vai estar o Mercedes de George Russell, seguido do Ferrari de Lewis Hamilton, o Red Bull de Sérgio Perez e os dois Alpine de Esteban Ocon e Pierre Gasly.

Com todos os monolugares a saírem para a pista a apenas dois minutos do fim, dos dez disponíveis para a última sessão da qualificação, levaram a que Charles Leclerc da Ferrari acabasse por terminar no décimo lugar, sem marcar nenhum tempo.

Na segunda sessão foi a vez do Haas de Kevin Magnusse, os dois Aston Martin, de Lance Stroll e Fernando Alonso e o RB de Yuki Tsunoda e o Williams de Logan Sargeant ficarem de fora da última fase da qualificação no circuito de Assen.

Na SQ1, não houve grandes surpresas, apesar de Daniel Ricciardo ter mais uma desilusão ao ficar nos últimos cinco lugares, assim como o Haas de Nico Hulkenberg. Também os dois Sauber de Valterri Bottas e Guanyu Zhou e o Williams de Alex Albon ficaram pelo caminho na primeira fase da qualificação sprint.

A corrida sprint que vai ter apenas 24 voltas realiza-se no sábado, às 11h. Na parte da tarde, às 15h, realiza-se a qualificação para a grelha de partida do Grande Prémio, de domingo, às 14h, no Red Bull Ring.