O piloto italiano Enea Bastianini (Ducati) venceu hoje o Grande Prémio da Malásia de MotoGP, 18.ª prova da temporada, em que Miguel Oliveira (Aprilia) desistiu devido a queda.

Bastianini gastou 39.59,137 minutos para completar as 20 voltas, deixando o espanhol Alex Marquez (Ducati) no segundo lugar, a 1,535 segundos, e o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) em terceiro, a 3,562.

Bagnaia alargou a vantagem no Mundial para 14 pontos quando faltam duas provas para o final, pois o espanhol Jorge Martin (Ducati) não foi além da quarta posição.

Miguel Oliveira abandonou após sofrer uma queda na sétima de 20 voltas da corrida principal. O português, que largou da 19.ª posição, caiu na curva nove do circuito malaio de Sepang quando rodava no 20.º lugar. O "Falcão" ainda tentou regressar à corrida, mas sem sucesso.

Esta foi a quinta queda do piloto natural de Almada no Campeonato do Mundo de Velocidade em motociclismo esta temporada. Oliveira tinha caído em Portugal, Espanha, Itália e na corrida sprint do GP da Áustria.

A estes abandonos, o piloto de 28 anos soma, ainda, desistências nos Países Baixos, Áustria (corrida principal), Japão e Tailândia devido a problemas técnicos na Aprilia de 2022 da equipa RNF.