O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje 15.º classificado no primeiro dia de testes de pré-temporada do Mundial de MotoGP, que decorrem em Sepang, na Malásia.

Miguel Oliveira fez o seu melhor tempo em 1.58,750 minutos, terminando a 0,799 segundos do mais rápido, o espanhol Jorge Martin (Ducati), que deixou o compatriota Pedro Acosta (GasGas) em segundo, a 0,269 segundos, com o francês Fabio Quartararo (Yamaha) em terceiro, a 0,277.

O piloto português, que este ano corre com uma Aprilia atualizada, de 2024, fez o seu melhor tempo na 23.ª das 54 voltas efetuadas.

Há um ano, o piloto natural de Almada tinha sido o 14.º também no primeiro dia de testes, com o tempo de 1.59,730 minutos.

O tempo realizado hoje foi melhor do que qualquer um realizado nos testes de 2023, em que teve 1.58,839 minutos como melhor registo.

O piloto luso ainda rodou com um apêndice traseiro com sensores para melhor estudar a aerodinâmica da sua mota.

O companheiro de equipa de Miguel Oliveira, o espanhol Raul Fernandez, que corre com uma Aprilia de 2023, sofreu uma queda e falha o resto dos testes desta semana.

De acordo com a Trackhouse, a equipa que substituiu a RNF Aprilia, Raul Fernandez foi ao hospital fazer exames mas não apresenta “lesões sérias”.

Também o campeão em título, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) caiu na mesma curva 11 em que já tinha caído Raul Fernandez.

Neste primeiro dia, destaque para o desempenho de Jorge Martin, vice-campeão em 2023, e para o segundo lugar de Pedro Acosta, o estreante que gera mais expectativa desde a estreia de Marc Márquez em 2013.

Acosta foi o segundo mais rápido com a GasGas que, na prática, é uma KTM com um nome diferente.

Para tentar resolver os problemas com a ciclística da sua mota, a Honda contratou Alex Baumgartel, cofundador da Kalex, a empresa que fabrica os chassis (quadros) das motas do campeonato de Moto2.

Ausente desta bateria de testes está o italo-brasileiro Franco Morbidelli (Ducati), depois da queda sofrida em testes privados em Portimão.

Os ensaios de pré-temporada prosseguem esta quarta-feira.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.