O piloto português Miguel Oliveira (KTM) vai partir da 11.ª posição para o Grande Prémio (GP) de Aragão de MotoGP, em Espanha, após a qualificação de hoje da 15.ª prova do Mundial de velocidade em motociclismo.

O piloto natural de Almada, que conseguiu a passagem direta à segunda fase da qualificação ao ser um dos 10 mais rápidos dos treinos livres, terminou a 1,114 segundos do italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que garantiu a ‘pole position’ para domingo, ao ser o mais rápido na Q2, registando 01.46,069 minutos.

Bagnaia alcançou a quinta ‘pole’ da temporada, com o australiano Jack Miller (Ducati) a ser segundo, a 0,09 segundos, e o também italiano Énea Bastianini em terceiro, a 0,244.

Depois de na sexta-feira ter fechado o primeiro dia de treinos livres na 15.ª posição, Miguel Oliveira fez hoje o sétimo tempo combinado na terceira sessão – a primeira do dia -, a 0,232 segundos de Jack Miller, garantindo, desde logo, a qualificação direta para a Q2.

Contudo, Oliveira viria a fixar o melhor tempo na quarta e última sessão de treinos livres, rodando em 01.47,43 minutos no circuito de Motorland.

O piloto português chega à 15.ª ronda da temporada na 11.ª posição do Mundial, com 90 pontos.

O Campeonato do Mundo é liderado pelo francês Fabio Quartararo (Yamaha), com 211 pontos, seguido por Francesco Bagnaia, com 181, e Aleix Espargaró (Aprilia), com 178.

O GP de Aragão está agendado para domingo, a partir das 13:00.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.