Miguel Oliveira terminou na 5.ª posição a corrida sprint do Grande Prémio de Espanha, no circuito de Jerez la Frontera. A prova foi ganha pelo sul-africano Brad Binder, da KTM.
O piloto luso, que partiu do sétimo lugar da grelha, cortou a meta a 1,638 segundos do vencedor, o sul-africano Brad Binder (KTM), que repetiu a vitória já conseguida na Argentina, na segunda corrida do ano.
O italiano Francesco Bagnaia (Ducati), campeão em título, foi o segundo classificado, a 0,428 segundos, com o australiano Jack Miller (KTM) em terceiro, depois de ter liderado praticamente toda a corrida.
Logo na segunda curva, uma queda envolvendo quatro pilotos levou a direção de corrida a mostrar bandeira vermelha antes do final da primeira das 12 voltas desta corrida sprint. Álex Márquez, Franco Morbidelli, Augusto Fernández e o líder do Mundial, Marco Bezzecchi, ficam pelo caminho. Morbidelli foi mesmo atingido por uma das motas que caíram.
O incidente começou com um toque entre o mais novo dos irmãos Márquez e o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli. Os restantes foram apanhados na carambola das motas.
Miguel Oliveira, que tinha ganho duas posições logo na primeira curva (partiu de 7.º), via assim interrompida a sua recuperação. No recomeço, todos os pilotos foram autorizados a partir, mesmo os que caíram, desde que em condições e com as motas de reserva.
O recomeço não correu tão bem ao piloto português, que perdeu duas posições e caiu até 7.º, mas recuperou depois. Miguel Oliveira passou o espanhol Dani Pedrosa (KTM), que participa nesta prova como piloto convidado, e beneficiou da queda do também espanhol Aleix Espargaró (Aprilia), que perdeu a frente da sua mota.
Na frente a luta era entre Bagnaia, Jack Miller e Brad Binder, com Jorge Martin à espreita.
Na frente, luta intensa e fantástica entre Jack Miller e Brad Binder. O sul-africano de tanto atacar que conseguiu ultrapassar o colega da KTM a três voltas do final. Miller cometeu depois um erro na última volta e perdeu o terceiro posto para Peco Bagnaia, campeão em título.
Binder venceu a sua segunda corrida sprint da época, à frente de Peco Bagnaia e Jack Miller. Jorge Martin foi 4.º. Miguel Oliveira 5.º, depois de suster os ataques do veterano Dani Pedrosa.
O nono lugar de Marco Bezzecchi permitiu ao piloto italiano da equipa de Valentino Rossi somar um ponto e manter a liderança do campeonato, com 65 pontos, mais três do que Bagnaia.
O quinto lugar de hoje iguala o resultado que o piloto português já tinha conseguido no Algarve, na abertura do campeonato, no GP de Portugal.
No domingo, disputa-se a corrida principal, para a qual Aleix Espargaró volta a partir da ‘pole position’, enquanto Miguel Oliveira sairá do sétimo lugar da grelha.
*Artigo atualizado às 15h30
Comentários