O italiano Ennea Bastianini (Ducati) venceu o GP do Qatar em MotoGP no circuito de Losail, na primeira prova do Mundial da categoria rainha do motociclismo. Esta é a primeira vitória do jovem italiano em Moto GP.

Aos comandos de uma Ducati privada, da equipa Gresini e com um patrocinador português na lateral da mota, Bastianini conquistou a sétima vitória da carreira, primeira na categoria rainha, ao cumprir as 25 voltas em 42.13,198 minutos.

Em segundo lugar ficou o sul-africano Brad Binder (KTM) a 0,346 segundos, e e em terceiro o espanhol Pol Espargaró (Honda), que liderou durante muito tempo mas foi batido por Bastianini, terminando a 1,351 segundos. do jovem italiano. Na altura, falhou a travagem e acabou mesmo ultrapassado por Brad Binder.

O português Miguel Oliveira (KTM) abandonou a 12 voltas do final devido a uma queda no final da reta da meta quando lutava pela 10.ª posição.

O GP do Qatar é a primeira de 21 corridas do Mundial de velocidade em Motociclismo, cuja quinta jornada se disputa no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, a 24 de abril.