O italiano Francesco Bagnaia conquistou este domingo o GP dos Países Baixoa, em Assen, com o português Miguel Oliveira a terminar no 9.º lugar, um abaixo daquele do qual largou para a corrida.

Bagnaia liderou desde a partida até à bandeira de xadrez, tirando ainda partido de um choque entre Fabio Quartararo e Pol Espargaró quando estes seguiam na sua perseguição, respetivamente no segundo e terceiro lugar.

Quartararo, líder do Mundial, acabou por desistir, com Espargaró a conseguir depois ainda recuperar de forma espetacular até ao quarto lugar, numa corrida em que a chuva ainda apareceu perto do fim, para baralhar as contas, sem contudo afetar o triunfo de Bagnaia.

O também italiano Marco Bezzecchi (Ducati) conquistou o primeiro pódio da sua carreira ao terminar na segunda posição, a 0,444 segundos, e o espanhol Maverick Viñales (Aprilia) terminou em terceiro, a 1,209 segundos.

O português Miguel Oliveira (KTM) terminou na nona posição a 8,325 segundos do vencedor. Oliveira, que saiu do oitavo lugar da grelha, chegou a rodar na 7.ª posição durante alguns momentos, mas acabou por somar o seu quarto 9.º lugar seguido no mundial de pilotos de MotoGP de 2022.

O piloto de Almada teve um incidente com o espanhol Joan Mir (Suzuki) na formação da grelha, que prejudicou a sua corrida: Mir parou de repente, quando colocava a mota no seu lugar na reta da meta, e Oliveira não evitou um pequeno toque na Suzuki, que partiu uma das asas laterais da KTM do português.

Com estes resultados, e apesar de não ter pontuado neste Grande Prémio, o francês Quartararo mantém o comando do campeonato do Mundial, com 172 pontos, mas Aleix Espargaró está, agora, a apenas 21 pontos.

Por seu lado, Miguel Oliveira soma 71 pontos e segue na 10.ª posição. O campeonato regressa apenas em 07 de agosto, com o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone.