O piloto espanhol Josep Garcia (KTM) venceu hoje o primeiro dos dois dias do Enduro de Fafe, primeira das sete provas do Campeonato do Mundo, que se realizou naquela cidade do distrito de Braga.

Garcia gastou 56.17,60 minutos para cumprir as 10 especiais da prova minhota, deixando na segunda posição o italiano Andrea Verona (GasGas), a 32,10 segundos, com o britânico Steve Holcombe (Honda) em terceiro, a 33,27.

“O meu objetivo era começar a temporada com uma vitória e consegui alcançá-lo. Era algo que já perseguia há algum tempo, pois no ano passado não consegui. As condições [do percurso] eram difíceis, mas desfrutei bastante”, disse o vencedor do dia.

Na categoria feminina, Rachel Gutish (Sherco) fez história ao tornar-se na primeira piloto norte-americana a vencer uma corrida do Campeonato do Mundo de Enduro.

“Foi um dia longo e cansativo, mas aproveitei imenso. Não esperava vencer, pelo que ficar no primeiro lugar é um orgulho para mim”, disse Rachel Gutish.

Entre os portugueses, Luís Oliveira (Yamaha) foi o 12.º classificado da categoria Enduro 1 (motas até 250cc) e Frederico Rocha (Rieju) o 22.º nos juniores. Na classe Youth, Francisco Leite (Sherco) foi o 16.º classificado.

No domingo disputa-se o segundo dia de prova, com uma classificação independente, e 10 especiais num percurso a percorrer por três vezes.