A Federação Internacional de Automóvel reuniu o seu Conselho Mundial pela terceira vez em Paris, de onde saíram decisões importantes com impacto na época de 2026 da Formula 1.

“Foram aprovadas algumas pequenas mudanças ao regulamento técnico e desportivo, incluindo a retirada da atribuição do ponto extra pela volta mais rápida e o aumento da obrigatoriedade de fazer alinhar um jovem piloto em dois treinos livres por época e não apenas num”, lê-se no comunicado da Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Assim, ficou decidido que a volta mais rápida em cada prova deixa de ser pontuado com um ponto extra, algo que acontecia quando essa mesma volta era alcançada por um dos pilotos que terminava no top-ten.

Esta decisão surgiu depois de, no GP de Singapura deste ano, o australiano Daniel Ricciardo ter montado pneus macios novos para roubar a volta mais rápida a Lando Norris, piloto que está na luta com Max Verstappen pelo título no campeão da Fórmula 1. Com o ponto da volta mais rápida, Norris ficaria a depender de si para ser campeão, mas ao perder esse ponto para Ricciardo, não alcançará o título, mesmo que ganhe todas as provas até ao final. Ou seja, agora está dependente do que fará Max Verstappen.

Ricciardo, que deixou a Fórmula 1 após Singapura, corria pela Visa Cash App RB, equipa satélite da Red Bull, de Max Verstappen.

Assim, o ponto extra da Volta mais rápida 'morre', depois de cinco anos na Fórmula 1 (foi reintroduzido em 2019, depois de ter vigorado entre 1950 a 1959).

Do Conselho Mundial da FIA, saíram outras decisões importantes. As equipas ficam obrigadas a duplicar o número de treinos livres aos jovens pilotos.

Outra decisão teve a ver com os testes: nos inícios de cada época passa a haver três jornadas de três dias para testes.

O Regulamento Desportivo também sofreu mudanças para simplificar e modernizar a sua estrutura. Foram introduzidas medidas para a gestão energética das unidades de potência, assim como a gestão da aerodinâmica ajustável, que implicará a implantação dos modos 'baixa resistência aerodinâmica' (modo linha reta) e 'alta carga aerodinâmica' (modo em curva).

Nesta reunião do Conselho Mundial foram ainda aprovadas alterações aos regulamentos técnicos para 2026 na Fórmula 1, que só ficarão completos nos próximos meses.

Também foram ratificados alguns calendários, como o do Mundial de Ralicrosse, que terá a estreia de Lousada, de 02 a 04 de maio, como terceira de oito rondas.

Portugal terá, também, a segunda jornada do Mundial de Karting, em Portimão, de 01 a 04 de maio, naquela que será a segunda de 10 provas.

Foi ainda ratificado o calendário do Mundial de Fórmula E, com 16 provas, nenhuma delas em Portugal.

O campeonato em que milita António Félix da Costa arranca a 07 de dezembro, no Rio de Janeiro (Brasil), e termina a 27 de julho em Londres, no Reino Unido.

Já no todo-o-terreno, foi decidido substituir o termo copiloto por ‘navegador’ para “melhor traduzir as capacidades específicas requeridas para a função”.