Pedro Machado, presidente da Câmara de Lousada, falava no circuito da Costilha, no dia em que se disputou mais uma classificativa do Rali de Portugal, perante cerca de 15 mil pessoas, incluindo milhares de estrangeiros.
Piloto algarvio chegou ao final da manhã na 19.ª posição da geral, com 47,7 segundos de vantagem sobre Armindo Araújo (Skoda Fábia), que é 20.º e recuperou cerca de 45 segundos nas especiais de hoje.
Piloto britânico alargou a vantagem para o segundo classificado, o finlandês Kalle Rovanperä, após as três especiais disputadas esta manhã, em Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante.
Piloto francês despistou-se na primeira passagem por Cabeceiras de Basto, a segunda das sete especiais previstas para sábado, depois de já se ter atrasado 17 minutos a entrar para a especial.
Os franceses Sébastien Loeb (Ford Puma) e Sébastien Ogier (Toyota Yaris) devem regressar esta manhã à prova depois de na sexta-feira terem desistido durante a tarde.
O piloto da Hyundai aproveitou os dois furos sofridos por Armindo Araújo (Skoda Fábia) para assumir a liderança a partir da segunda passagem por Góis e a desistência de Bruno Magalhães (Hyundai i20) que já tinha furado de manhã.
Houve enchente de público nas emblemáticas especiais de terra da região Centro e na sempre espetacular Super Especial de Lousada, muito pó e desistências inesperadas.
Carlos Barbosa acentuou que “o rali de Portugal é feito para os autarcas, para as populações e, sobretudo, para as zonas do interior, que muitas vezes não são bafejadas com eventos como este”.
O dispositivo, planeado e articulado meses antes do arranque da corrida, é colocado em prática pela Proteção Civil, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e as forças de segurança da GNR e PSP.
Segundo o autarca, a tutela é beneficiária deste tipo de eventos, através dos impostos, “multiplicados várias vezes”, de acordo com estudos académicos.
Piloto francês já não tinha mais pneus suplentes para trocar e foi forçado a desistir, perdendo a possibilidade de bater o recorde de vitórias na prova portuguesa.
O piloto francês, que comandava com meio segundo de vantagem sobre o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), foi forçado a desistir depois de ter danificado a suspensão traseira direita do seu Ford Puma.
Piloto francês terminou a primeira secção com o tempo de 36.51,1 minutos, tendo meio segundo de vantagem sobre o segundo classificado, o britânico Elfyn Evans, e 3,3 segundos sobre o terceiro, o belga Thierry Neuville.
A partir das 05h30, em Vilarinho e Fiscal, nos arredores daquela vila do distrito de Coimbra, já era visível a circulação de pessoas em direção à Serra da Lousã para ver atuar os melhores pilotos mundiais.
O Circuito Internacional de Vila Real, que tem como prova principal a corrida do WTCR, regressa à cidade transmontana entre 01 e 03 de julho, após a interrupção de dois anos provocada pela pandemia de covid-19.
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