O campeão mundial de MotoGP foi vítima de uma violenta queda, esta tarde, na primeira volta do Grande Prémio da Catalunha, tendo sido atingido nas pernas pela KTM do sul-africano Brad Binder.
Depois do caos da primeira volta, que levou à interrupção da corrida, piloto português ainda sonhou com o pódio, mas acabou por baixar para a quinta posição. Na frente, Espargaró bateu Viñales.
Na sessão de qualificação, Saiz superou o campeão do mundo e líder destacado do Mundial 2023, Max Verstappen, por 13 milésimos de segundo, rodando em 1:20.194.
O piloto luso terá, assim, de passar pela Q1, a primeira fase da qualificação, disputada no sábado, que apura os dois mais rápidos para a Q2, em que já estão os 10 melhores de hoje.
Lewis Hamilton, de 38 anos, terminava contrato com a equipa germânica no final desta temporada, depois de ter chegado em 2013, substituindo o alemão Michael Schumacher.
O italiano Francesco Bagnaia (Ducati) chega como líder do campeonato, com 251 pontos, mais 62 do que o segundo classificado, o espanhol Jorge Martin (Ducati). Miguel Oliveira é 15.º, com 40.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.