Do Dragão a Nápoles, a noite foi celestial
Foi necessário esperar 33 anos para Itália ver um Nápoles novamente campeão. Um título que escapava ao clube desde 1990, então às costas de Diego Maradona, e que para lá chegar passou por várias crises: problemas financeiros, escândalos, chegando mesmo a jogar na terceira divisão.
Vale a pena passar pelo nosso site para ver as imagens da noite mais longa de Nápoles, que vence assim o seu terceiro título de campeão italiano. Contudo, nem tudo são boas notícias: um morto e três feridos após serem baleados em festejos do título.
Para os que procuram festejar o título napolitano fora dos relvados, recomendamos dois filmes sobre Nápoles. O primeiro é A Mão de Deus (2021), de Paolo Sorrentino (A Grande Beleza, 2013 e A Juventude, 2015). Os acontecimentos giram em torno da famosa mão de Diego Armando Maradona, mas o desenvolvimento vai para além deste tema. Está disponível na Netflix e foi um dos nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano seguinte. Para saber mais sobre a famosa mão de Deus de Maradona, ao serviço da seleção albiceleste, pode dar uma vista de olhos na série na Amazon Prime, intitulada Maradona: Sonho Bendito
Continuamos de azul, isto porque o FC Porto garantiu a passagem à final da Taça de Portugal depois de vencer o Famalicao por 3-2, resultado conseguido apenas no prolongamento. No Estádio do Dragão, o FC Porto chegou a temer o pior, mas o sonho do Famalicão não resistiu à 'bomba' de Otávio. A final da Taça de Portugal, entre SC Braga e FC Porto, é no dia 04 de junho.
Ainda neste jogo e passando para uma área mais cinzenta, Pepe denunciou que foi vítima de insultos racistas por parte de Collombatto, jogador argentino do Famalicao, e apontou o dedo ao árbitro Manuel Mota que, segundo o central portista, ouviu tudo e nada fez. O central portista já apresentou queixa à PSP.
Continuando de azul, mas noutra modalidade, o FC Porto apurou-se para as meias-finais da Liga dos Campeões de hóquei em patins ao bater o Benfica por 4-2. Para marcar presença na final, os dragões têm agora de ganhar ao vencedor do encontro entre Barcelona e Óquei de Barcelos.
Agora um azul mais escuro, até porque a situação não está nada fácil para os lados de Paris. O PSG reforçou a segurança no centro de treinos e também na residência de alguns dos seus jogadores que foram alvos de insultos por parte de adeptos do clube. Entre os jogadores estão Neymar, Lionel Messi e Marco Verrati. Porquê? O mesmo de sempre, os maus resultados.
Por ser sexta-feira, trazemos a nossa habitual reportagem, desta vez o SOS Desporto. A Álex Roca vaticinaram-lhe três destinos, todos sem escolha, pouco depois de nascer: morrer, ficar em estado vegetativo ou conformar-se numa sociedade estigmatizada. Quis ele que não fosse assim e escolheu viver, superar, acreditar.
E por falar tanto da cor celeste, deixamos uma recomendação musical. O responsável pelo patrocínio principal do Ipswich Town, que milita na terceira divisão do futebol inglês, acabou de lançar um novo álbum: Subtract. Ed Sheeran coloca assim um ponto final na sua discografia matemática. Qual a relação do cantor britânico com a cor celeste? Ora veja aqui.
Todas estas notícias e muitas outras pode encontrar no nosso podcast diário Tempo de Compensação.
Por hoje ficamos por aqui, bom fim de semana e na próxima semana cá estaremos novamente. Até lá, já sabe: toda a atualidade desportiva nacional e internacional está à distância de um clique no SAPO Desporto.
Serie A
Equipa de Spaletti garantiu matematicamente o título de campeão italiano, depois de empatar frente à Udinese (1-1).
Atletismo
A Álex Roca vaticinaram-lhe três destinos, todos sem escolha, pouco depois de nascer: morrer, ficar em estado vegetativo ou conformar-se numa sociedade estigmatizada. Quis ele que não fosse assim e, com um pouco de sorte, escolheu viver, superar, acreditar.
Geral
Destaque para o tricampeonato do voleibol feminino do FC Porto e para a conquista da Taça de Portugal de basquetebol masculino por parte do Benfica.
Futebol
Fique atento à nossa agenda para os jogos que vão passar na televisão.
Opinião
Leia a sempre bem-disposta crónica do Memes da Bola sobre a difícil vitória do FC Porto diante do Famalicão.