Gonçalo Ramos, que já tinha sido designado melhor avançado do campeonato naqueles meses, marcou cinco golos em igual número de encontros, incluindo um 'bis' ao Rio Ave (vitória por 4-2) e outro ao Gil Vicente (3-1), além de um golo no triunfo sobre o Desportivo de Chaves, por 5-0.

O avançado, de 21 anos, integrou depois a seleção portuguesa que participou no Mundial2022, tendo marcado um 'hat-trick' na goleada por 6-1 sobre a Suíça, nos oitavos de final, antes de Portugal ser eliminado nos 'quartos', ao perder com Marrocos, por 1-0.

Gonçalo Ramos recolheu 21% dos votos dos treinadores principais da I Liga, superando ligeiramente a votação de Rafa, que recebeu 20%, enquanto Enzo Fernández teve a preferência de 8%, antes de brilhar no Mundial2022 em representação da Argentina, pela qual vai disputar a final no domingo, frente à França, campeã em título.

O internacional português já tinha sido designado melhor avançado dos meses de outubro e novembro, nos quais ajudou o Benfica a consolidar a liderança da competição, de novo à frente de Rafa, segundo colocado, e do iraniano Taremi, jogador do FC Porto.

Enzo Fernández também tinha sido eleito melhor médio, enquanto o melhor defesa naqueles meses foi outro jogador 'encarnado', a revelação António Silva, de 19 anos, e Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto, segundo classificado na I Liga, foi distinguido como o melhor na sua posição.

O treinador alemão Roger Schmidt, que ainda não perdeu qualquer jogo oficial na época 2022/23 no comando do Benfica (23 vitórias e quatro empates), foi eleito melhor treinador em outubro e novembro, com 38,1% dos votos, à frente de Rúben Amorim (Sporting) e Moreno (Vitória de Guimarães), ambos com 14,29%.

RPC // VR

Lusa/fim