"O vulcão Fuego mostrou um aumento na sua atividade, que nos últimos minutos entrou em fase de erupção", disse no sábado o Instituto Nacional de Vulcanologia (Insivumeh) da Guatemala, em comunicado.
A erupção do vulcão, de 3.763 metros de altura e localizado a 35 quilómetros a sudoeste da capital, Cidade da Guatemala, tem gerado "constantes explosões fracas, moderadas e fortes", acrescentou o instituto.
O Insivumeh também notou o aparecimento de uma "fonte incandescente" de lava que ultrapassa 500 metros acima da cratera e uma coluna de cinzas que se eleva mais de um quilómetro acima do cume do vulcão, referiu o Insivumeh.
Até o momento, não foi dada ordem de retiradas às comunidades que vivem perto do vulcão, segundo o porta-voz da Coordenação Nacional de Combate a Desastres Naturais guatemalteca, Rodolfo Garcia.
Em 2018, uma erupção do vulcão Fuego (literalmente: "vulcão de fogo"), um dos mais ativos da América Central, matou 215 pessoas e deixou um número semelhante de desaparecidos em comunidades rurais próximas ao vulcão.
Dois outros vulcões também estão ativos na Guatemala: Santiaguito, no oeste do país, e Pacaya, 20 quilómetros a sul da capital.
VQ // VQ
Lusa/Fim
Comentários