Uma semana triste marcada pela ruidosa contestação à arbitragem por parte do clube de Alvalade. É verdade que o jogo de Setúbal teve casos a mais para ambos os lados, mas a contestação para que a responsabilidade ou a culpa seja apenas da equipa de arbitragem e apontar a pior classificação de sempre como apenas dependente da arbitragem é um mau gesto. O que dizer da campanha aquando das eleições por parte de Bruno de Carvalho ao acusar Godinho Lopes de má gestão como o grande responsável pela pior época. Alguma coisa não bate certo aqui.

Covey dizia que quando olhamos lá para fora à procura do responsável, esse em si é o principal problema para resolver as ações que levam ao erro. Esta abordagem constante que alguns dos dirigentes e treinadores têm não lhes traz nenhuma vantagem. E para os que acreditam piamente nisso, a sugestão que deixo é a mesma que deixo aos treinadores que conheço e que pertencem a esse rótulo: treinem isso e não os jogadores a jogar.

Sobre o jogo de ontem, disputado, uma equipa mais expectante, outra equipa mais dominadora que foi perdendo gaz talvez pelo impacto físico que o jogo da passada 5ª feira e porque a entrada de um treinador novo não traz de forma sustentada logo resultados. Leonardo Jardim aí tem vários pontos a favor: está a fazer um bom trabalho há mais tempo. Infelizmente, o jogo acabou por ser resolvido por um golo ilegal. É mau para todos, resta-me saber que não foi premeditado. Este e outros, espero!

Hoje teremos o importante Nacional – Benfica e o que esperar disto tudo?

- Se o título está, diria, impossível para o Porto, a luta pelo 2.º lugar vai ser ainda acesa.

- Não quero com isto dizer que o título está entregue, mas considero que as três equipas vão perder ainda alguns pontos e isso poderá proporcionar uma luta interessante quer pelo 1.º quer pelo 2.º lugar.

- A médio-longo prazo esta derrota do Porto pode trazer consequências para as três Taças a lutar pelo Porto, vamos ver a resposta na 5ª feira no sempre difícil campo de Nápoles.

- Tinha dito que o Sporting era o maior candidato para o jogo de hoje. Porque a mudança de Paulo Fonseca por Luís Castro não altera tudo. Pelo menos para já. O Leonardo Jardim estava e está a realizar um belo trabalho. Não se pode apagar nem isso nem o trabalho que espera por Luís Castro.

- O Benfica terá de vencer hoje. E depois os restantes. É a única certeza que Jorge Jesus tem. Leonardo Jardim e Luís Castro vão ter de esperar pela coerência ou não de JJ.