Aqui estamos nós no Passeio dos Ingleses, em Nice. Todos os veículos do rali estão estrategicamente estacionados ao longo da avenida. Foram montadas algumas tendas, onde é servido café e um almoço ligeiro às concorrentes, outras onde são vendidas artigos de promoção do rali e claro, os patrocinadores da prova também têm o seu espaço de representação. A tudo isto chamam Vila de Partida. Este é o local de encontro com as famílias, amigos, patrocinadores.

Ao longo da manhã vai-se juntando muita gente, alguns curiosos que fazem perguntas, pedem autógrafos, fazem fotografias. É um momento que nos sabe particularmente bem pois quando o rali começar vamos ter de estar completamente sós. Nós vamos andando por ali toda a manhã de um lado para o outro, falando com uns, tirando fotos com outros... Ficamos estafadas.

Para contribuir para o espetáculo, já que a partida de 162 veículos coloridos e bem decorados não parece ser suficiente, exibe-se um zumba gigante. Monta-se um grande palco e com a ajuda de um animador as raparigas saltam lá para cima e dançam em conjunto uma corografia que prepararam em casa. Eu confesso que prescindo sempre desta parte pois não me sinto nada motivada a dançar em público. Depois fazemos uma foto de grupo e cada uma dirige-se ao seu veículo entre aplausos, fotos, abraços e acenos. Um carro de cada vez e lá vamos partindo para a estrada.

Este é de facto um momento de alegria e boa disposição. O entusiasmo não tem limite e até ao momento tudo corre sobre rodas. Hoje todas somos estrelas pelo simples facto de estarmos de partida para o maior rali de navegação do mundo.

Hoje temos ainda 5 h de estrada para percorrer e vamos dormir a Perpignan. São ainda muitos os quilómetros que nos separam da grande aventura.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.