O campeonato iniciou este fim de semana e se F. C. Porto e Benfica cumpriram com distinção o primeiro exame, já o Sporting safou-se à rasca com um Suficiente.

Quem viu o jogo de ontem em Braga por certo sentiu uma certa nostalgia dos seus tempos de criança, onde íamos à Bracalândia e nos perdíamos na pequena Montanha Russa ou nas voltas da Bailarina. Era tudo tão incerto, tão eletrizante, tal como o jogo de ontem. Podemos desde já afirmar que este será por certo um dos melhores jogos da Liga 22/23 e ainda a procissão vai no adro, não estivéssemos nós em época delas.

Quem adorou este jogo foram os nossos emigrantes, que a certa altura deram por si a dizer: "Qui bon regresse à Portugal, nós na France não ter nade diste, está tre bien le futebol ici".

O jogo ontem na Pedreira foi eletrizante, mas quase sempre na mesma toada, o Sporting marcava e o Sporting de Braga respondia. Dava a ideia que estávamos a assistir a um combate de Boxe e que o vencedor seria decidido aos pontos tal o equilíbrio. Neste caso deu um ponto para cada um.

Falemos agora da "defesa" do Sporting. O que raio se passa ali? Que buracos são aqueles? Parece a Nacional 125, com mais buracos do que alcatrão. A defesa do Sporting lembra-me o Coliseu de Roma, em tempos glorioso e imponente, mas hoje em dia uma sombra do que foi, ainda assim uma das 7 Maravilhas do Mundo. O Coliseu de Roma obviamente, não esta defesa do Sporting...

Temos depois Rúben Amorim. O homem é teimoso, bastante até. É o típico amigo a quem um gajo diz "Não bebas mais que vais vomitar" e ele só para se armar em parvo bebe mais dois shots. O resto já sabem, é levar o amigo ao colo, deitá-lo de barriga para baixo com uma bacia e uma toalha ao lado. No caso de Amorim os Shots resumem-se a Esgaio.

Quase sempre que o Esgaio entra o Sporting sofre e ontem foi mais do mesmo. "Não há cozido à portuguesa que não leve farinheira nem jogo do Sporting onde o Esgaio não faça asneira".

Ainda assim Amorim insiste em apostar no homem. Para mim é Bullying. Pura e simplesmente Bullying. Amorim não gosta dele e mete o homem só para o humilhar como aconteceu ontem. A velocidade com que foi ultrapassado pelo Djaló é digna de um Velocidade Furiosa. O Vin Diesel vai aproveitar o facto de andar por cá para contratar o Djaló para o filme, ou o Esgaio para fazer de meco.

Quanto ao Esgaio deu hoje entrada no Hospital da Luz para realizar um transplante de rins, que os dele, depois de ontem, não estarão por certo em condições.

Além dos rins do Esgaio, o Sporting deixa 2 pontos em Braga.

Ah, repararam que ao longo desta crónica não se viu nada do Paulinho? Foi em sua homenagem, pois ele também não se viu ontem em Braga.

Deixo um conselho de amigo ao Amorim, só com um "avançado" não se ganham campeonatos, não vale a pena continuar a tapar o sol com uma "Pedreira".