Infelizmente para os seus adeptos, o Sporting voltou a jogar apenas para cumprir calendário ao virar da primeira volta. O título está a uma longa distância de 12 pontos, assim como os lugares de acesso à Liga dos Campeões. Embora pareçam perto, na prática, estão bem longe. Não estando propriamente afastados pelos pontos, estão pela qualidade futebolística da equipa. Tem o Sporting tantas hipóteses de fazer uma segunda volta vitoriosa como a Cristina Ferreira de encher quatro estádios em Coimbra.

No jogo de ontem ficou bem latente a aversão do ataque do Sporting à baliza. Rúben Amorim não terá ainda explicado aos avançados que o objectivo do jogo é colocar a bola no fundo da baliza e não acertar no meco que a defende? Isto é futebol, não um jogo da Feira Popular. Se assim fosse, ao intervalo, o Paulinho receberia uma daquelas garrafas de espumante de 1€ por ter estampado a bola na cara de Buntic.

A precisar urgentemente de uma bebida mais forte estarão certamente os adeptos. Ter a capacidade de olhar para um plantel e perceber que a única referência atacante é o Paulinho deve dar vontade de andar bêbado todos os dias.

Pior do que o ataque do Sporting são as arbitragens em Portugal. Tal como o seu homónimo do Benfica esteve oito anos numa direcção sem percecionar qualquer irregularidade por parte de Luís Filipe Vieira, Rui Costa está há mais de uma década a arbitrar sem saber o que faz. Rui Costa é tão bom árbitro para os adeptos do futebol como o João Costa é um bom Ministro da Educação para os professores.  Possivelmente, o problema está no apelido Costa. E relembrando os saudosos 'Malucos do Riso', 'costa' muito ver um jogo arbitrado por este senhor.

O Vizela apresentou-se bem em Alvalade dando uma boa réplica ao Sporting. Faltou a Tulipa enfiar uma boina na cabeça para que ninguém no Minho sentisse saudade de Álvaro Pacheco. É caso para se dizer que Tulipa está a construir um belo jardim à sua volta e só não terá levado pontos de Alvalade porque Julião decidiu pontapear um 'Dente de Leão'.

Rúben Amorim quer fazer de Chermiti o novo homem golo de Alvalade mas se o seu modelo é Paulinho, o melhor que conseguirá será um defesa central mediano. Analisando os números do jovem leãozinho, dois amarelos em dois jogos indicam que está no bom caminho.

No dia de hoje teremos um Paços de Ferreira a receber o SC Braga, um Benfica a visitar o Santa Clara e um Vitória de Guimarães em ebulição a receber um FC Porto intermitente. Jogos que podem ou não mexer muito com a frente do campeonato.

A procissão vai a meio mas alguns andores começam já a ter mais ritmo do que outros.

Conseguirá o leão acordar na segunda volta ou estará a guardar-se para a sua habitual Liga dos Campeões, a Taça da Liga?