Mais uma vez andamos com a máquina de calcular nas mãos. Penso que Portugal apesar de tudo vai ao habitual Play-Off. Longe vá o agoiro. Mas mesmo não pontuando com a Rússia a nossa seleção repetirá outra vez os dois jogos de apuramento os quais, em caso de ultrapassarem o opositor, lhes permite o passaporte para o Brasil 2014.

Está ainda em causa se seremos um dos melhores segundos lugares. Temos neste momento outras equipas que estão com os mesmos pontos que nós e tudo se decidirá nos quatro jogos que faltam. A Bulgária tem os mesmos jogos, mas tem menos um ponto, 10. A Hungria tem os mesmos jogos e os mesmos 11 pontos. Claro que o ideal é pontuarmos com os russos e vencermos os restantes três jogos. O que não é difícil.

Este grupo estava mais do que ao nosso alcance e a decisão do primeiro lugar seria nos jogos com a Rússia. Mas como cedemos infantilmente 4 pontos frente à Irlanda do Norte e com os israelitas, voltamos a estar na “ponta da navalha”.

Neste momento teremos de nos superar para batermos a Rússia. Teremos de ser uma equipa na acepção da palavra. Um grupo coeso, determinado, esclarecido e eficaz. Quando não tivermos a bola teremos de defender bem e não repetir os erros evidenciados nos jogos anteriores. Nas ações atacantes teremos de concretizar as oportunidades em golos e não desperdiçá-los por precipitação ou por falta de calma e serenidade.

Vamos lá praticar futebol compatível com o vosso valor rapazes. Realizem o jogo que todos nós esperamos. O jogo da vossa vida. Dêem uma alegria ao povo português. Entreguem-se de alma e coração na procura da vitória. Mostrem que para além do profissionalismo exigível que são portugueses e que desejam estar presentes no Brasil. “Morram em campo” e ressuscitem alegremente nos abraços entre vós e nos aplausos de felicidade do público!

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.