Uma das imagens de marca deste rali é, realmente, a presença do colete que toda gente usa obrigatoriamente a partir do dia das verificações. Serve acima de tudo para identificar e distinguir os vários elementos que compõem o rali. Assim, jornalistas, mecânicos, organização, médicos, participantes, convidados...cada um usa um de cor diferente.

A sua enorme área permite perceber ao longe de quem se trata e isso é particularmente bom para os comissários que tentam controlar à distância se as concorrentes falam com alguém que não faz parte do rali.

Como se trata de um evento feminino o colete tem de ser estiloso...e é sempre um estilista francês de renome que o desenha. Alguns deles, para além do aspecto, tiveram alguma preocupação com o seu lado funcional criando bolsos úteis, suporte para os lápis... Numa das edições o colete podia transformar-se numa mochila, noutra podia vestir-se dos dois lados.

A cor do mesmo só é revelada poucas semanas antes da data de início do evento, momento que o mulherio espera ansiosamente para começar a comprar acessórios a condizer. Eu adquiri uns ténis quase do mesmo tom e recebi até alguns elogios pelo facto da cor da bandeira estampada na manga da t-shirt ir muito bem com o colete que este ano é verde. Em cada ano a cor é diferente o que nos permite distinguir as várias edições pela cor e modelo.Uniformiza e enriquece as fotos pois dá-lhes cor. Dá visibilidade aos patrocinadores da prova mas não aos nossos, pois não estamos autorizadas a afixar nenhum logo na parte da frente.

Nunca o podemos tirar aconteça o que acontecer. O facto de o tirarmos ou de vestirmos um casaco sobre o mesmo pode ter o mesmo efeito que o açúcar tem sobre as moscas. Todos os elementos da organização se aproximarão para nos lembrar que temos de o voltar a pôr ou de o pôr em destaque. Dá direito a penalizações!Depois do rali terminar, apesar de já não ter exactamente o mesmo tom, é lavado e guardado religiosamente. Ele representa todos os momentos vividos no rali e todo o significado que tal teve para quem o usou.

A etapa de hoje não foi difícil. Lutamos a cada dia que passa para subir na classificação mas a tarefa não está a ser nada fácil As concorrentes da categoria Expert são realmente muito competitivas e a maioria já conhece bem estes percursos. Assim, cada uma luta pela melhor classificação possível e cada metro que fazemos a mais afasta-nos da ambicionada vitória. Amanhã partimos para a última etapa que será uma maratona. Veremos o que o deserto ainda tem para nos reservar.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.