O Comité Paralímpico de Cabo Verde (COPAC) tem ainda mais duas atletas na mira de qualificação para Rio’2016 no Brasil, para se juntar a Márcio Fernandes e Gracelino Barbosa já com passaporte carimbados para este evento desportivo.

O presidente do COPAC, Rodrigo Bejarano revelou à Inforpress que a nova aposta recai em duas jovens atletas, Irlanda Lopes (nos 100 metros, categoria t13) e Denise Pereira, nos 200 metros, categoria t12, indicando que ambas “ficaram muito perto de atingirem os mínimos nos Jogos Africanos”, recentemente disputados no Congo Brazaville.

Bejarano afirma que o período de qualificação só termina dois meses antes do início dos jogos, pelo que acredita estar ainda a tempo de Cabo Verde tentar trabalhar estas duas atletas para o Rio’2016 nas provas de apuramento.

É que para o COPAC, há grandes hipóteses da comitiva cabo-verdiana vier a ser reforçada com “estas duas promissoras” atletas, pelo que esforços vão sendo envidados pelo comité para que elas possam estar a competir em provas de qualificações.

Enquanto isso, os atletas paralímpicos Márcio Fernandes e Gracelindo Barbosa conquistaram já o passaporte para Rio’2016 nas recentes competições realizadas no Qatar, onde Márcio Fernandes sagrou-se campeão do mundo no lançamento de dardo e Gracelino Barbosa terminou a prova de velocidade (100 metros) com a sexta melhor marca da prova.

Fernandes havia entretanto se qualificado nos Jogos paralímpicos de Congo Brazaville para Rio’2016, quando ganhou a Medalha de Ouro na prova do lançamento de dardo e a de prata no lançamento de disco, respetivamente.