Os canoístas Norberto Mourão e Paulo Santos apuraram-se hoje em Duisburgo, Alemanha, para as meias-finais da última prova de qualificação internacional para os Jogos Paralímpicos Rio2016.

Norberto Mourão (KL2), 35 anos, e que apenas usa a força do tronco e braços, foi quinto na sua série, com 50,545 segundos, ficando a 7,389 do vencedor, o austríaco Markus Svoboda.

"A primeira prova nunca me corre bem, mas cumpri o objetivo: deixei três adversários para trás. Quarta-feira, na meia-final, tenho de dar tudo para atingir a desejada regata das medalhas. Estou confiante de que vou atingir o objetivo", disse Norberto Mourão à agência Lusa.

Paulo Santos (KL1), 50 anos, limitado à energia dos membros superiores, foi sexto com 1.00,979 minutos, mais 9,191 segundos do que o chinês Xiaowei Yu, vencedor da eliminatória.

"Dois segundos antes da partida, o vento virou-me a embarcação e arranquei virado para a pista do lado. Tive de reposicionar o barco e com isso a minha prova ficou arruinada. Espero fazer bem melhor na meia-final. Mantenho vivo o sonho do apuramento", vincou.

O técnico nacional Ivo Quendera assumiu que "esperava mais" de ambos os atletas, mas manifestou-se "perfeitamente convicto de que ambos vão fazer melhor na quarta-feira".

Em cada uma das categorias há quatro vagas disponíveis para os Jogos Paralímpicos, que nunca contaram com a canoagem portuguesa.