Depois de um fim de semana de grandes emoções nas principais Ligas europeias, estas fazem agora uma pausa para três rondas de jogos de seleções que marcam o arranque da caminhada rumo ao Campeonato do Mundo de 2022 da FIFA, a disputar no Qatar. Mas não é por isso que deixaremos de ter muitos encontros que prometem espetáculo e que certamente farão as delícias de todos aqueles que vibram com o desporto-rei e com a incerteza dos resultados, com grandes seleções e grandes jogadores em ação.

A começar por Portugal, que no sábado visita a Sérvia, na segunda jornada do Grupo A de apuramento. O jogo tem início marcado para as 19h45, em Belgrado, e será o sétimo frente a frente entre as seleções principais dos dois países. Nos anteriores seis, a seleção portuguesa nunca perdeu, tendo somado três empates e três derrotas.

Em solo sérvio será o quarto embate entre os dois conjuntos e Portugal ganhou os dois, incluindo o mais recente, por 4-2. Olhando para o histórico de embates, será de esperar golos. É que nos seis jogos já disputados entre Portugal e Sérvia nunca qualquer das seleções ficou em branco. Conseguirá Portugal manter a invencibilidade ante os sérvios e, desta feita, manter a sua baliza incólume? As odds, em Bet.pt, conferem favoritismo Seleção Nacional.

Outro dos jogos mais aguardados destes confrontos de seleções do próximo fim de semana levará a Itália a deslocar-se à Bulgária. Este vai ser o 20.º duelo entre as seleções principais dos dois países e o favoritismo, naturalmente, está do lado da 'Squadra Azzurra', que triunfou em dez dos 19 anteriores embates, tendo perdido apenas dois. Além disso, a última vitória da Bulgária sobre a Itália data de 1991.

A Itália não perde há 22 jogos no conjunto de todas as competições - a última derrota foi em 2018, frente a Portugal - mas uma aposta certeira numa surpresa poderá ser proveitosa para quem quiser arriscar. Será que, a jogar em casa, a Bulgária será capaz de surpreender? O encontro terá lugar em Sófia e o pontapé de saída está marcado para as 19h45 (hora de Portugal continental) de domingo.

Terminamos este nosso olhar para os próximos grandes jogos com a visita de outra das principais potências europeias, a Alemanha, à Roménia, igualmente agendada para as 19h45 de domingo. As duas seleções mediram, até à data, forças em 13 ocasiões, mas não se encontram desde 2007. O histórico é favorável aos alemães, com oito vitórias e apenas duas derrotas.

Contudo, essas duas derrotas tiveram lugar, precisamente, nas duas últimas visitas a solo romeno, a mais recente das quais, em 2004, por expressivos 5-1. Será a seleção romena capaz de voltar a surpreender uma Alemanha que fechou 2020 com outra pesada derrota (0-6 em Espanha)?

São, pois, muitos os motivos de interesse ao longo dos próximos dias à espera de quem vibra com o futebol e gosta de fazer os seus prognósticos para mostrar o que vale no mundo das apostas. Quer arriscar um palpite?

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.