Apesar de as emoções da luta pelo título nas principais Ligas europeias terem chegado ao fim, neste fim de semana há ainda decisões importantes para tomar um pouco por toda a Europa no que toca à presença nos principais escalões na temporada 2021/22. E, claro, há também a muito aguardada final da Liga dos Campeões, esta época a colocar frente a frente duas equipas inglesas.

Começamos precisamente por aí. A final da Champions League 2020/21 vai ser jogada no Porto, no Estádio do Dragão, a partir das 20h00 de sábado e em campo estarão Manchester City e Chelsea. Para os 'cityzens' esta será a sua primeira final de sempre na prova, enquanto os londrinos disputarão a sua terceira final, procurando erguer o troféu pela segunda vez.

Este será o 169º encontro da história entre os dois clubes e, provavelmente, o mais importante de sempre. Nos 168 anteriores, a vantagem pende para o lado do Chelsea, que somou 70 vitórias, contra apenas 58 do City. Porém, esta será a quinta vez que as duas equipas se vão encontrar em campo neutro e, nas anteriores quatro o emblema de Manchester venceu duas, enquanto o Chelsea ganhou apenas uma.

Os últimos dez embates entre os dois clubes dão conta de algum equilíbrio, com cinco vitórias do City, um empate e quatro vitórias do Chelsea. Porém , conjunto londrino levou a melhor em duas das três vezes que os dois clubes já se defrontaram em 2020/21. Começou por perder por 3-1 em casa, na primeira volta da Premier League, mas levou depois a melhor quer nas meias-finais da Taça de Inglaterra (1-0 em campo neutro), quer na segunda volta da Premier League (2-1 em Manchester, já no presente mês).

Essas duas derrotas ante o Chelsea foram mesmo duas das três que o City sofreu nos últimos dez jogos no conjunto de todas as competições, tendo vencido os outros sete. Já o Chelsea também só perdeu três vezes nos seus últimos dez jogos (mas esses três desaires foram nos seus últimos quatro jogos), mas só venceu cinco, tendo empatado os outros dois. As odds, em Bet.pt,

conferem algum favoritismo aos de Manchester. Conseguiram confirmá-lo em campo?

Se no Porto se vai jogar pelo troféu de clubes mais importante da Europa, na Alemanha vai jogar-se pela derradeira vaga na Bundesliga, com o Kiel, terceiro classificado do segundo escalão, a receber o Colónia, 16.º do primeiro escalão, na segunda mão do play-off de acesso ao campeonato principal do futebol alemão.

Depois de, na primeira mão, o Kiel ter, a jogar em casa, vencido o Colónia por 1-0, a equipa do segundo escalão precisa apenas do empate para garantir uma vaga entre os 'grandes' em 2021/22 .

Será apenas a quarta vez na história que os dois emblemas vão medir forças e o Kiel nunca antes tinha o Colónia antes do embate da primeira mão, jogado na questa-feira. O histórico entre as duas equipas é, agora, de uma vitória para cada lado e um empate. O único encontro que o Kiel disputou até à data com o Colónia na qualidade de anfitrião resultou, precisamente, no único empate entre os dois conjuntos, então a um golo.

O Kiel não vencia há três jogos três jogos antes da vitória sobre o Colónia, na primeira mão, mas nos últimos oito jogos que disputou no conjunto de todas as competições venceu cinco. Quanto ao Colónia, somou a segunda derrota nos últimos sete jogos que disputou, tendo vencido quatro deles. O que talvez possamos esperar são golos de ambas as partes: o Kiel marca há sete jogos consecutivos, enquanto o Colónia só ficou em branco duas vezes nos últimos seis. Quem levará a melhor? O jogo arranca às 17h00 de sábado

Terminamos esta ronda pelos grandes jogos do fim-de-semana em França, onde também se vai jogar por uma vaga no escalão principal. A partir das 17h00 de domingo, o Nantes vai receber o Toulouse na segunda mão do play-off, num embate entre o 18º da Ligue 1 e o 3º da Ligue 2.

As duas equipas já se defrontaram por 68 vezes no passado, com a vitória a sorrir por 27 vezes ao Nantes e por 22 ao Toulouse. Na qualidade de anfitriões, os 'canários' venceram por 18 ocasiões em 35 jogos, perdendo apenas sete. Além disso, nos últimos 11 encontros entre as duas equipas o Toulouse só venceu um e não vence no terreno do Nantes desde 2014.

O Nantes vem de quatro vitórias e uma derrota nos seus últimos cinco jogos, enquanto o não perde há cinco partidas (três vitórias, dois empates). Quem garantirá a derradeira vaga na Ligue 1?

São, pois, ainda muitos os motivos de interesse ao longo dos próximos dias

à espera de quem vibra com o futebol e gosta de fazer os seus prognósticos para mostrar o que vale no mundo das apostas. Quer dar o seu palpite?

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.