Os concelhos de Espinho e Feira recebem de 9 a 17 de abril o Campeonato do Mundo de Voleibol Escolar, cujo sorteio para definição da ordem de jogos se realiza já esta sexta-feira, no Centro Multimeios de Espinho.



Em Portugal, a prova é organizada pelo Ministério da Educação e Ciência, que, em parceria com as autarquias anfitriãs e com a Federação Portuguesa de Voleibol, deverá para o efeito acolher 32 equipas masculinas e outras tantas femininas, num total estimado de 950 atletas de 36 países.



Em comunicado, a organização da iniciativa recorda que esta é a segunda vez que Portugal acolhe essa prova da International School Sport Federation, depois de em 2000 ter recebido o mesmo evento em Matosinhos.



O objetivo é «difundir a modalidade ao mesmo tempo que se promove a interação entre jovens de várias culturas», incentivando «o desenvolvimento das práticas de cidadania através da prática desportiva».



«As fronteiras do desporto são superadas quando se aprende a cooperar com espírito de equipa e a competir de forma saudável», refere o comunicado.



A International School Sport Federation foi fundada em 1972 por 22 países, entre os quais Portugal. Essas nações reúnem-se bienalmente numa assembleia-geral destinada a definir a que países caberá a organização dos campeonatos mundiais de Atletismo, Andebol, Badmington, Basquetebol, Corta-Mato, Futebol, Natação, Orientação, Ténis de Mesa e Voleibol.



O encontro para escolha de Portugal como anfitrião da prova de 2014 decorreu em novembro de 2012 em Izmir, na Turquia.