Não é só de resultados que se faz o desporto, mas também de pessoas e homenagens. O centenário dos Jogos Olímpicos de Inverno está aí à porta e a celebração aconteceu nas pistas de Cortina d'Ampezzo, que sediou os Jogos pela primeira vez em 1956.

O percurso foi iluminado por 100 esquiadores da comunidade local que é adepta das Olimpíadas de inverno, que decidiram iluminar as encostas de Cortina d'Ampezzo com tochas num resultado que teve tanto de simbólico como de belo.

Cortina d'Ampezzo
créditos: COI

O local escolhido vai receber as provas femininas de esqui alpino na próxima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno e até teve direito a uma escultura de neve do artista local Andrea Gaspari, representando os anéis olímpicos.

Escultura na Cortina d'Ampezzo
créditos: COI

A primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno teve lugar em 1924, em Chamonix (França), entre 25 de janeiro e 5 de fevereiro. Durante 10 dias, a cidade-sede reuniu atletas de 16 nações e o evento foi inicialmente parte integrante dos Jogos Olímpicos Paris 1924, tendo depois ficado conhecido como a “Semana dos Desportos de Inverno das VIII Olimpíadas”.

Escultura na Cortina d'Ampezzo
créditos: COI