A inauguração do campo de tiro da GNR e de um pavilhão desportivo assinalam no dia 27 os 825 anos da fundação da cidade da Guarda.

A Guarda comemora os 825 anos da sua fundação com atividades desportivas, lúdicas e culturais, a partir de quinta-feira e até ao dia 29.

O ponto alto acontece no Dia da Cidade, celebrado a 27 de novembro, data da atribuição do foral pelo rei D. Sancho I em 1199.

Na ocasião, serão inaugurados o pavilhão desportivo da Sé e o campo de tiro da GNR.

As comemorações têm início na quinta-feira com a apresentação do n.º 46 da revista cultural ‘Praça Velha’, pelas 18:00, no Museu da Guarda.

No sábado, realiza-se o seminário “O Associativismo na Guarda”, coorganizado pelo município e a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, no Teatro Municipal da Guarda (TMG).

À noite, sobe ao palco do TMG o espetáculo “Vozes na Alta”, com direção artística de César Prata e a participação dos grupos de cantares do concelho da Guarda.

No domingo, corre-se a Invernal de BTT e será apresentado o Espaço Microfloresta, na Rua da Covas, entre outras atividades.

No dia seguinte abre ao público uma exposição de Jorge Molder no Museu da Guarda, com obras da Coleção Serralves.

Para o dia 26 está programada a abertura da exposição “Imagem e Cidade – Os Mapas e a Urbe Projetada”, com curadoria de Dulce Helena Borges e Aires Almeida na galeria de arte do TMG.

Pelas 21:00, será inaugurada a mostra “Ecos do Passado – Grande Órgão da Catedral da Guarda”, no Paço da Cultura/ExpoEcclésia, dedicada ao grande órgão joanino que existiu na Catedral da Guarda até 1899.

O Dia da Cidade, a 27 de novembro, começa pelas 09:00 com uma cerimónia militar e de homenagem a D. Sancho, rei fundador da cidade cuja estátua está na Praça Luís de Camões, com a participação do Regimento de Infantaria n.º 14 e da Liga dos Combatentes do Núcleo da Guarda.

Os alunos da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca irão apresentar uma encenação da entrega do foral à Guarda.

Segue-se uma visita às instalações da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, onde será assinado um protocolo de colaboração.

A sessão solene dos 825 anos da cidade realiza-se pelas 10:45, pouco depois da inauguração da peça comemorativa “Foral da Guarda”, de Daniel Rocha.

Na cerimónia, o município vai distinguir várias personalidades, associações e forças de segurança com as Medalhas de Honra e de Mérito do município.

À tarde será descerrada a placa comemorativa do 120.º aniversário do jornal “A Guarda” e inaugurada a exposição “Guardo a Guarda no Coração”, com trabalhos dos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do concelho, no Jardim José de Lemos.

Para as 16:00 está agendada a inauguração do Campo de Tiro da GNR, na Estrada do Forte, e 30 minutos depois será a vez do Pavilhão Desportivo Municipal da Sé, cujas obras estão incluídas na segunda fase da requalificação daquele estabelecimento de ensino, suportada pela autarquia.

O Dia da Cidade termina com o concerto de Sara Correia no Teatro Municipal da Guarda. O espetáculo já está esgotado, tal como o segundo programado para o dia 28.

O programa das comemorações do 825.º aniversário da Guarda termina com o IV Colóquio Internacional Luso-Sefardita, no dia 28 e manhã de 29, no Museu da Guarda.